Quem é demitido por justa causa tem direito a PIS?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Apesar da demissão por justa causa, o trabalhador tem direito ao PIS, porém, somente se cumprir as regras informadas anteriormente.

Se você trabalhou com carteira assinada no ano passado e recebeu até dois salários mínimos, você tem esse direito. Agora, você pode receber um abono de um salário mínimo. Além das duas regras acima, você também precisa ter: 5 anos de cadastro no PIS/PASEP.

Como ficará o PIS dos funcionários que tiveram contrato suspenso em função da pandemia ao longo do ano base 2020? Com as Suspensões de Contrato o cálculo para pagamento do PIS poderá ser proporcional ao período de contrato normal do funcionário, ou seja, período em que não esteve com o contrato suspenso.

O magistrado propôs a seguinte redação, sendo seguido à unanimidade pelo Colegiado: Comprovada a situação de desemprego por mais de 3 anos, o trabalhador tem direito ao saque dos valores depositados em sua conta individual do PIS.

Quais as formas de consultar o PIS?

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

Para receber o Abono Salarial, proveniente do imposto PIS/Pasep, o trabalhador assalariado deve estar cadastrado há pelo menos 5 anos; ter contrato em carteira de ao menos 30 dias no ano-base (em 2022, considerado o ano de 2020); e ter recebido média de até 2 salários mínimos durante aquele período.

Como funciona o calendário PIS 2022? O pagamento do PIS no ano de 2021 foi suspenso devido à concessão, pelo Governo Federal, do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem 2021) em razão da pandemia de covid-19 e, com isso, os trabalhadores precisaram esperar o ano de 2022 para receber.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.

Os requisitos para ter direito ao PIS são: Possuir inscrição no PIS há, no mínimo, 5 anos; Receber até 2 salários mínimos pelo seu trabalho; Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.

O trabalhador desempregado tem direito a receber o pis, desde que tenha trabalhado 1 mês completou ou mais no ano calendário utilizada para a apuração, neste caso 2020.

Portanto, se o desempregado tiver trabalhado com carteira de trabalho assinada por pelo menos 30 dias no ano base, ele tem direito ao PIS 2021. Além disso, também é necessário atender à exigência salarial de receber até 2 salários-mínimos.

Quem não tem direito ao PIS? Todas aquelas pessoas que não cumprem os requisitos exigidos não têm direito ao PIS. Portanto, quem recebeu mais de 2 salários mínimos, quem não tiver trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias e estiver inscrito há menos de 5 anos no programa, não receberão o abono salarial.

Para consultar o PIS por telefone, basta ligar para a central de atendimento Caixa Cidadão. Para entrar em contato, ligue para o telefone: 0800 726 0207. Para consultar o PIS por telefone, além de outros benefícios sociais como Bolsa Família 2023 e FGTS.

Como consultar o PIS pelo CPF em 2023? Veja o número e saldo!

  1. Site Meu INSS.
  2. Carteira de Trabalho Digital.
  3. Aplicativo FGTS.
  4. Aplicativo Caixa Trabalhador.
  5. Portal CNIS.
  6. Carteira de Trabalho física.
  7. Telefone do INSS.

Passo a passo de como consultar o PIS pelo Caixa Tem
Baixe o app Caixa Tem (Android/iOS); Ao baixar, insira no campo indicado o seu CPF e a senha de acesso para fazer o login; Marque a opção “Não sou um robô”; Na lista de serviços disponíveis, selecione a opção “Abono salarial”.

Confira se você tem direito. O saque do benefício do abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 pode ser solicitado até quinta-feira (29). Para saber se tem algo a receber, o trabalhador precisa baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessar a aba “Benefícios” e depois “Abono salarial”.

Barroso suspendeu a Lei 14.434/22 a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que afirma que a lei é "inexequível".

O pagamento do abono salarial PIS/PASEP do ano-base 2021 sofreu um adiamento no ano passado, o qual foi disponibilizado somente neste ano. Esse atraso causou uma frustração em trabalhadores que contribuíram com carteira assinada no ano de 2021 e esperavam receber o saldo em 2022.

É preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias e ter recebido até 2 salários mínimos por mês no ano base de cálculo, ter pelo menos cinco anos de PIS/Pasep e ter sido cadastrado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo empregador.

O seguro-desemprego é um dos primeiros auxílios que devem ser solicitados por quem perde o emprego. Contudo, para ter direito a esse benefício, o trabalhador deve ter sido demitido sem justa causa enquanto trabalhava com a carteira assinada.