Quem é divorciado pode ser padre?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Atualmente, a instituição católica não permite o casamento dos sacerdotes. A única possibilidade de que homens ou mulheres com matrimônios pertencerem ao grupo do clero é na função de diácono. O documento, no entanto, não abre margem para aqueles que já são padres possam se casar.

Ao tomar a decisão de se tornar padre, um homem precisa estar à altura de certos requisitos. Ter mais de 25 anos, ser solteiro, precisa ter feito oito anos de seminário ou cursado teologia e, na maioria das vezes, também filosofia, e precisa ter sido ordenado diácono.

O celibato na Igreja, segundo o padre José Luis Queimado, C. Ss. R., para o portal A12, está ligado teologicamente ao entregar-se de forma sublime ao Cristo, unindo-se a Ele sem reservas, doando todo o tempo, as energias, a inteligência e o próprio ser pela causa do Reino de Deus.

O salário de um padre é dado pela paróquia, o valor do salário vai de acordo com o que cada arquidiocese recebe com dízimos e serviços, como batismos e casamentos.

Eles podem figurar numa relação de emprego desde que, afora as atividades sacerdotais, exerçam outras funções, como o magistério, por exemplo, e ainda assim se o beneficiário do seu trabalho não for o ente eclesiástico a que os religiosos pertençam.

O carioca Vitor Pereira é o primeiro homem casado a ser ordenado padre pela Igreja Católica no Brasil. Entenda o caso pela explicação de Dauro Machado. Sua Excelência Reverendíssima, Dom George Khoury, Eparca dos Católicos Greco-Melquitas no Brasil ordenou ontem (domingo) como Padre, o Diácono Vitor Pimentel Pereira.

As Igrejas do Oriente
Dessas 24, a opção pelo celibato só é um requisito para a ordenação presbiteral em uma delas: a Igreja Latina, aquela a que estamos acostumados e que predomina no mundo ocidental. Todas as outras 23 são de tradição oriental.

Enquanto os sacerdotes ordenados da Igreja latina são geralmente escolhidos entre homens crentes que vivem como celibatários, ou seja, que não se casam e que têm o propósito de guardar o celibato pelo Reino dos Céus, os diáconos podem se casar. O diácono pelas leis da Igreja não pode se casar novamente se ficar viúvo.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

No século XVI, por exemplo, o papa Alexandre VI também era conhecido pela sua extensa prole de filhos – obtidos com três diferentes mulheres – e pelo seu intenso caso com a bela Giulia Farnese.

No caso de uma relação de pecado, contínua, pública e escandalosa com outra pessoa, o sacerdote deverá ser admoestado para alterar os seus comportamentos. E se, depois de admoestado, persistir no pecado e delito, deverá ser suspenso e na mais grave situação deverá conhecer a pena da demissão do estado clerical.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.

O celibato e o presbiterado
A obrigatoriedade do celibato para os presbíteros não é algo imutável: é uma disciplina eclesiástica, uma norma surgida em um momento da história da Igreja em que se considerou oportuno que apenas celibatários se tornassem presbíteros.

O sacramento do casamento pela Igreja Católica só pode ser realizado dentro da Igreja por um padre ou autoridade religiosa com poderes para oficializar casamentos.

Os párocos normalmente são nomeados por seis anos. Ao findar esse período o pároco fica sem provisão e, portanto, não está mais destinado àquela paróquia.

Salários de Seminarista

CargoSalário
Salários de Seminarista na Escola Videira de Ministério: 1 salários informadosR$ 1.662/mês

Em resumo: Um tom muito mais amigável, acolhedor e compreensivo. O padre dispensado agora pode exercer todos os ofícios eclesiásticos que não exigem ordem sagrada. O padre dispensado pode ser o diretor de uma instituição superior da Igreja e desempenhar funções em estudos teológicos.