Quem é mãe oba?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Obá é a yabá (orixá feminina) africana que representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes e as quedas. Ela também é a senhora dos redemoinhos, representando uma forma do poder dos ventos. Obá está sempre acompanhada de Nanã e, juntas, têm o controle sobre as enchentes e o barro.

Em suma, Obá é conhecida como um orixá muito poderoso e que, mesmo sendo feminina, tinha força suficiente para vencer vários orixás masculinos durante uma luta.

Oxum mostrou a Obá o alguidar onde preparava uma fumegante sopa, no qual boiavam dois apetitosos cogumelos. Disse à curiosa Obá que eram suas próprias orelhas, orelhas que ela cortara, segredou cumplicemente. Xangô havia de se deleitar com a iguaria. Não Tardou para que ambas testemunhassem o sucesso da receita.

O amor por Xangô
Obá e Xangô se casaram, ela o acompanhava nas diversas batalhas, juntos, eles lutavam e venciam as guerras. Mas a deusa não era a única esposa, ele também era casado com Oxum, de quem ela contraiu muitos ciúmes.

Obá foi a primeira mulher de Xangô. Há duas versões para que tenha cortado a própria orelha: numa delas o fez por ter sido ludibriada por Oxum ; noutra, a intenção era puramente o sacrifício. Nas duas versões, Obá corta a própria orelha por amor a Xangô. Quando se manifesta nos terreiros, esconde o defeito com a mão.

Galinha d'angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá. Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji. Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

Características das filhas e filhos de Obá
Não fazem amizade facilmente, pois são muito sinceros e chegam a ofender com suas opiniões, pois não escondem nada do que pensam, nem planejam o que dizer. Mas eles ou elas são extremamente fiéis aos poucos amigos que possuem e em seus relacionamentos.

Na Umbanda, Mãe Obá é celebrada no dia 30 de maio, sincretizada com Santa Joana D'Arc. No Candomblé, é sincretizada também com Santa Catarina.

Como Oxum sempre ocultava sua cabeça com turbantes, Obá não percebeu que Oxum mentia e cortou sua própria orelha para oferecer a Xangô. Quando Xangô soube do acontecido, se enojou de Obá e a expulsou de casa. É por isso que Obá vive revoltada, tal como as águas revoltas.

Obá está sempre acompanhada de Nanã e, juntas, têm o controle sobre as enchentes e o barro. Além disso, é reconhecida por atuar na busca pelo equilíbrio e defender a justiça. Tem o poder da transformação dos alimentos crus em cozidos. A força física por qual Orixá Obá é conhecida representa o poder feminino na luta.

Selecione a opção de Cor: Magenta.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

7 são as qualidades de Obá.
Carrega ofá, espada e escudo. Gosta de acarajé de formato único, aberém, feijão fradinho, cabras, galinhas, coquéns e seu amalá é especial. Recebe culto às quartas-feiras e os seus filhos são em pequeno número.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Valeriana. Ervas mornas: Tamarindo – casca do fruto.

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.

Hoje a Oba Oba conta com uma sede na região da Casa Verde, na zona norte. A escolha da região foi fruto da união com a ONG Comunidade Yaya, que abraçou a agremiação e tem a Elisangela como presidente.

Na Umbanda e no Candomblé Obá representa uma Orixá com características muito distintas. Ela é retratada como uma mulher cheia de vida, energia e força. Entre os Orixás, Obá é bastante temida e quase sempre domina a roda. Isso porque ela é capaz de derrotar qualquer um, desde que a luta seja honesta.

Fava de Ofa, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé. Atenção: - Imagens meramente ilustrativas. - A reprodução das cores pode variar de acordo com as configurações do seu monitor.