Quem é Monique Medeiros Wikipédia?

Perguntado por: uvasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Monique Medeiros Costa e Silva de Almeida, de 32 anos, nasceu e cresceu em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, filha mais velha de uma professora e de um funcionário civil da Aeronáutica. Na mesma região, cursou colégios particulares durante a infância e a adolescência.

Na nova função, o salário bruto de Monique Medeiros em dezembro de 2022 foi de R$ 3,1 mil.

Monique é acusada, juntamente com o então namorado, Doutor Jairinho, de ter participado da morte de seu filho, Henry Borel, de 4 anos, no dia 8 de março de 2021. O menino morreu após ser levado desacordado para o hospital pelos dois. A suspeita é que a criança tenha sido agredida por Jairinho.

A causa da morte foi hemorragia interna por laceração hepática. Henry foi enterrado no dia 10 de março de 2021, no cemitério do Murundu (zona oeste do Rio). Jairinho e Monique foram presos temporariamente em 8 de abril de 2021, acusados de atrapalhar as investigações e ameaçar testemunhas.

32 anos

Monique Medeiros Costa e Silva de Almeida, de 32 anos, nasceu e cresceu em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, filha mais velha de uma professora e de um funcionário civil da Aeronáutica. Na mesma região, cursou colégios particulares durante a infância e a adolescência.

A mãe de Henry Borel deixou a cadeia em agosto de 2022, após ter a prisão revogada pelo STJ, e voltou a trabalhar em janeiro deste ano. Monique Medeiros, que é concursada da Secretaria Municipal de Educação do Rio, exerce função administrativa no almoxarifado da Secretaria.

Henry: Jairinho matou por sadismo, e mãe via vantagem financeira, diz MP.

As investigações concluíram que Dr. Jairinho agredia o menino com chutes e golpes na cabeça e chegaram a falar em tortura. Segundo a polícia, a mãe do garoto sabia das agressões pelo menos desde fevereiro de 2021.

Caso Henry: Jairinho e Monique vão a júri popular por homicídio e são absolvidos por fraude; entenda a decisão.

O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a prisão preventiva e concedeu liberdade para Monique Medeiros nesta sexta-feira (26).

Monique Medeiros Costa e Silva de Almeida, de 32 anos, mãe do menino Henry Borel, era até o ano passado uma professora de classe média do Rio de Janeiro.

Recursos feitos pelas defesas dos réus retardam a marcação do julgamento. Decisão de que eles serão julgados foi dada em novembro de 2022. Henry Borel morreu no dia 8 de março de 2021.

A Lei Henry Borel veio alterar o Código Penal brasileiro ao considerar o homicídio contra menor de quatorze anos um tipo qualificado com pena de reclusão de quatorze a trinta anos, majorada de 1/3 à metade se a vítima é pessoa com deficiência ou tem doença que implique em aumento de sua vulnerabilidade.

Mesmo que não volte mais para a prisão, Monique Medeiros ainda responde a um processo de homicídio triplamente qualificado de Henry Borel, junto com o ex-vereador Jairinho.

Jairinho, está preso desde o dia 8 de março de 2021, acusado da morte do menino Henry Borel, à época com 4 anos de idade. A mãe de Henry, Monique Medeiros de Almeida, que era companheira de Jairinho, também responde pelo crime de homicídio.

O caso Henry Borel é o tema do terceiro episódio de Linha Direta, da TV Globo. Em março de 2021, o menino de apenas quatro anos morreu dentro do apartamento em que morava com a mãe no Rio de Janeiro, Monique Medeiros, e o padrasto, o ex-vereador Jairinho.

Leniel Borel, pai de Henry Borel, assassinado em 2021, desabafou sobre a censura imposta pela Justiça do Rio de Janeiro, que proibiu a exibição de uma edição do Linha Direta, da Globo, sobre o caso. O programa estava previsto para ser exibido nesta quinta (18), e a emissora tenta a liberação.

A escola particular em que Henry estudava em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, publicou uma nota de pesar nas redes sociais quando ainda se apurava um possível acidente doméstico.