Quem é o autor de Atos dos Apóstolos?

Perguntado por: lpacheco . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Lucas

Quem Escreveu Esse Livro? Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos como “a segunda parte da obra escrita (…) a Teófilo. A primeira parte é conhecida como o Evangelho Segundo Lucas” (Guia para Estudo das Escrituras, “Atos dos Apóstolos”, scriptures.LDS.org; ver também Lucas 1:1–4; Atos 1:1).

Entre 80 e 95 d.C.
Atualmente, a maioria dos estudiosos acredita que Atos foi escrito nos anos 80 d.C. ou um pouco depois.

O livro de Atos reconta a ascensão e a disseminação do Cristianismo, começando em Jerusalém, a capital da província judaica, e terminando em Roma, a grande capital do Império.

Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.

O Imperador Cláudio se revelou um homem inteligente e um hábil governante. Foi obrigado a reduzir o poder do Senado, para governar com mais eficiência. Concedeu anistia geral e decretou leis humanas que protegiam as classes populares.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

Significado de atos dos apóstolos: 1. Refere-se as ações ou obras dos apóstolos de Jesus.

Depois, João Marcos decidiu voltar para Jerusalém; Paulo e Barnabé seguiram para Antioquia da Pisídia (At 13.13,14). A pregação mais longa de Paulo registrada no livro de Atos é a que foi feita na sinagoga dessa cidade.

Quem Escreveu Esse Livro? Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo.

A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas.

O livro de Atos dos Apóstolo narra a história da igreja primitiva, contando os fatos desde a ascenção de Cristo até o momento onde Paulo fica preso em Roma, pregando o evangelho. Além disso este livro mostra como o evangelho passou do povo judeu para os gentios, o que é fundamental no entendimento da fé cristã.

Introdução. Os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes e foram abençoados com o dom de línguas ao pregarem o evangelho. Pedro proclamou que Jesus é “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas ao arrependimento, a serem batizadas e a receberem o dom do Espírito Santo.

As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14). Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

Patrístico do período pré-nissênico originário da Antioquia, considerado o último apologista de renome do Século II e o único, dentre eles, elevado ao episcopado, pois segundo Eusébiode Cesaréia (263-340) era conhecido como o sexto bispo da Igreja de Antioquia, depois dos apóstolos.

A leitura do texto sugere que Teófilo seria um alto funcionário do Império Romano, que de fato existiu, convertido ao cristianismo. Se ele possuía a habilidade da língua grega, latina, sua leitura e compreensão, não poderia ser um cidadão comum, ou analfabeto.

Lucas, o médico amado
A visão de que Lucas-Atos foi escrito pelo médico Lucas foi quase unânime na igreja cristã primitiva. O Papiro de Bodmer XIV (P75), o mais antigo manuscrito conhecido contendo o início do evangelho (que data de cerca de 200 AD), usa o título "Evangelho Segundo São Lucas".

McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu: “O evangelho de João é um relato dirigido aos santos; é sobretudo um evangelho para a Igreja” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, p. 65).

O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

O livro de Atos foi escrito por Lucas, um discípulo que viajou com Paulo em suas viagens missionárias.

Mas então vemos qual é a diferença de fato: não uma lei diferente, mas a localização da lei, agora escrita em corações e não em pedra. Então, assim como parece que a “antiga” aliança será substituída, olhamos mais de perto e vemos que ela está sendo pressionada mais profundamente no coração do povo de Deus.