Quem é o cangaceiro do Auto da Compadecida?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Severino - Severino de Aracaju é um cangaceiro que encontrou no cangaço uma forma de sobrevivência, depois que seus pais foram mortos pela Polícia.

Capitão Severino de Aracaju (Marco Nanini)
Considerado um dos melhores atores do Brasil, Marco Nanini fez vários trabalhos na televisão e no cinema após O Auto da Compadecida.

A natureza de Deus é de justiça, mas também de misericórdia, e ele é incapaz de resistir ao apelo de um coração contrito. Por este motivo os personagens d'O Auto da Compadecida foram perdoados: não por seu mérito, mas pela graça. Destaque-se o julgamento de João Grilo.

Valente, Sabino foi designado comissário (uma espécie de representante da lei) na circunvizinhança da fazenda Abóbora. Para alguns estudiosos do cangaço teria sido Sabino que coordenou a vinda do debilitado Lampião para ser tratado pelos médicos José Lúcio Cordeiro de Lima e Severino Diniz.

Sabino Gomes ou Sabino das Abóboras, na liderança de um bando de 25 cangaceiros, atacou Cajazeiras no ano de 1926, depois de residir e trabalhar na cidade entre 1922 a 1924, auxiliando o meio irmão Marcolino em negócios legais.

o Diabo

02 – E o antagonista? Quem faz o papel do antagonista é o Encourado (o Diabo), julgando as pessoas a fim de aumentar a clientela do inferno.

Frade - um homem honesto e de bom coração. Não sabe que vive sendo difamado pelo Bispo. Sacristão - o sacristão da paróquia é um homem desconfiado e conservador. Major Antônio Morais - Antônio Noronha de Brito Morais é um major ignorante e autoritário.

Severino é o ícone do cangaço, o típico estereótipo do guerrilheiro nordestino, conhecido como líder cangaceiro representante de uma classe de ladrões e bandidos errantes e bandoleiros.

O cachorro da mulher do padeiro fica doente, João Grilo e Chicó vão à igreja para pedir ao padre que benzesse Xáreu. Mas o padre não concordou, João então disse que o cachorro era de Antônio Morais, um homem poderoso. Ao ouvir isso o padre aceitou benzer.

Dora ou Dorinha, assim chamada carinhosamente, é casada com Eurico (Diogo Vilela), dono de uma padaria e patrão de João e Chicó.

João Grilo

Resumo de Auto da Compadecida. João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino.

Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo. No céu, todos se encontram para o juízo final.

Matheus Nachtergaele

Matheus Nachtergaele, o João Grilo, é considerado um dos atores mais prestigiados do cinema nacional, fazendo parte de produções como Cidade de Deus (2002), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), além de muitos outros trabalhos para a TV, como Sob Pressão, Cordel Encantado e Todas as Mulheres do Mundo.

Sendo assim, a primeira mentira contada por João Grilo é a de que o cachorro que ele queria benzer era do Major Antônio Moraes e ele (João Grilo) seria seu empregado.

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi o cangaceiro de maior destaque.

Era um rapaz de corpo atlético, esguio, louro, cabelos finos, gestos elegantes, boas maneiras, apesar de genioso e perverso ao extremo. A conta criminosa e maldita do cagaceiro de Salgado do Melão foi vasta e adubada com muito sangue e muitas dores.

era um bandoleiro esse identificado como Bento foi depois reconhecido como sabonete aquele mesmo que erroneamente algumas pessoas classificam como secretário de Maria Bonita. decapitaram o seu Cadáver.

José Alves de Matos (1917-2014) - 'Vinte e Cinco', último cangaceiro de Lampião.

Segundo os pesquisadores Frederico Bezerra Maciel e Bismarck Martins de Oliveira, o cangaceiro Arthur José Gomes da Silva, o Beija Flor, era pernambucano, filho do ex-praça da polícia pernambucana Arsênio José Gomes e de Maria Tereza da Conceição, além de ser irmão de Euclides José Gomes, o cangaceiro Cacheado.

Dados históricos apontam que o primeiro homem a agir como um cangaceiro foi José Gomes, conhecido como Cabeleira, nascido em Glória do Goitá, cidade pernambucana, em 1751. Entretanto, foi com Lampião, Antonio Silvino e Corisco, no século XIX, que o cangaço ganhou destaque.