Quem é o casal de Ogum?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Já foi esposo de Obá, Oxum e seu grande e eterno amor...

É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros). Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé).

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

Eles se davam muito bem, afinal, Ogum é o senhor dos metais. E, assim como Iansã, têm uma relação muito próxima com a guerra. Ambos trabalhavam juntos na forja fabricando as ferramentas que ajudariam na construção do mundo.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

Ele morreu por pneumonia em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Iemanjá é a divindade associada à água salgada no Brasil, mas na África apenas ao rio Ogum (que não tem nenhuma relação com o orixá Ogum). É a mãe dos outros orixás.

Quem é Oxum:
Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois, como é o criador de tudo, tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril.

Ogun é o grande líder que abre todos os caminhos. Ele trouxe o progresso para o mundo com a criação dos instrumentos vindos dos metais. Já Oxum rege a afeição, o carinho e o amor. Então, este é o ano em que a coragem se alia ao amor, ocasionando o equilíbrio necessário para se levar o ano.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo. Outros agrados: Milho, cana de açúcar, feijão fradinho, feijão branco, farinha de milho, mandioca, fava, rabanete e abobrinha.

CURIOSIDADE: OGUM E SUA QUIZILA DE QUIABO
Ela foi pego em uma armadilha, uma pasta feita com quiabo, preparada por Xangô, na qual ele pisou e escorregou durante a batalha, o que o levou a derrota.

Xangô

Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás.

Oxum aceitou e durante todo o tempo do trato, lavou, passou e cozinhou para Exu. No final do período tratado, Exu cumpriu o que havia prometido e liberou-a. A moça, entretanto, havia se apaixonado e, mesmo com os segredos em mãos, preferiu continuar morando com ele. Assim viveram por muito tempo em perfeita harmonia.

História de Iemanjá
Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo. Irritada e triste, Iemanjá resolveu largar o marido e ir atrás da felicidade. Nesta jornada, apaixonou-se pelo rei Okerê.

Irritam-se facilmente
Conhecidos por serem briguentos e encrenqueiros graças ao seu temperamento forte, os filhos de Ogum possuem cabeça quente, fazendo com que se irritem facilmente. Eles conseguem passar da tranquilidade para um ataque de fúria em segundos, mas sem perder a coerência.

As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e ...