Quem é o doutor?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

O Doutor (original, The Doctor) é o protagonista da série de ficção científica britânica Doctor Who, iniciado no dia 23 de Novembro de 1963. Ele é um alienígena viajante do tempo do planeta Gallifrey, terra natal dos Senhores do Tempo.

A TARDIS que O Doutor pilota é um modelo antigo do tipo 40. Ela foi produzida pelos Senhores do Tempo e depois roubada pelo Primeiro Doutor em Gallifrey (planeta natal dele e dos Senhores do Tempo). Ela é muitas vezes chamada de "A TARDIS", pois é a única no universo devido a extinção dos Senhores do Tempo.

Poder do Verso
Doctor Who é um Verso com um nível de poder muito respeitável. Alguns dos Senhores do tempo tem a capacidade de manipular o tempo-espaço livremente, ou até absorver Universos inteiros.

De acordo com o Dicionário Aurélio, o doutor é aquele que se formou em uma universidade e recebeu a mais alta graduação, após ter feito a defesa de uma tese. Este título deve, então, ser atribuído aos profissionais que concluem o curso superior de doutorado, que envolve a pós-graduação stricto sensu depois do mestrado.

Adenilson Oliveira dos Santos, desde o início do doutorado, em 2019, João Gomes, além de se tornar um dos doutores mais jovens do Brasil, também alcançou o feito de ser o primeiro doutor formado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais.

Foi Hipócrates, na Grécia, quem foi considerado o “pai” da medicina, desvinculando essa relação. Antes disso o faraó egípcio Imhotep era considerado o primeiro médico da história antiga.

William Hartnell

William Hartnell foi o primeiro médico da série que, na nova temporada, tem uma mulher como protagonista. Em 23 de novembro de 1963, o mundo conheceu a história de Doctor Who pela primeira vez.

Da última vez que vimos Jenny, a fantástica criação de Russel T. Davies e Stephen Greenhorn, foi na sua ressurreição após ter sido baleada fatalmente no final do episódio seis, na quarta temporada de Doctor Who, para logo depois sair para explorar o Cosmos.

  • Doutor (Matt Smith)
  • Décimo Doutor (David Tennant)
  • Décimo Primeiro Doutor (Matt Smith)
  • Amy Pond (Karen Gillan)
  • Clara Oswald (Jenna Coleman)
  • Rose Tyler (Billie Piper)

1 – Daleks
São basicamente uma casca de metal com uma criatura dentro, que só busca a destruição. Responsáveis pelas maiores perdas do Doutor, desde companheiros de aventuras, até seu próprio povo e planeta durante a Guerra do Tempo.

Os Weeping Angels ou Anjos Lamentadores, são uma raça de criaturas predadoras da longa série de ficção científica da BBC Doctor Who, assemelhando-se a estátuas de pedra.

Ele se chama Doutor porque, em suas próprias palavras, para os Senhores do Tempo "o nome que você escolhe é como uma promessa que você faz". O Doutor é um personagem que busca a justiça e "curar" o universo de seus males. Como ninguém sabe seu nome, a pergunta constante é:"Doutor quem?" (em inglês, "Doctor who?").

Quem foi que instituiu essa tradição? Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição. Um abraço para todos.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Quem pode usar o título de doutor, segundo as normas acadêmicas? Quando se trata de títulos universitários, quem pode usar o título de doutor são aqueles que finalizaram o doutorado e defenderam a sua tese frente aos membros de uma banca de universidade.

Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades e faculdades, sendo três delas públicas. É também uma das cidades com proporcionalmente o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional.

A Alemanha foi a maior responsável por este contingente, tendo formado 22.404 doutores, seguida pela França e pelo Reino Unido que titularam, cada um, quase 10.000 doutores naquele ano.

Um dos primeiros doutores em direito no Brasil foi o Conselheiro Padre Manoel Joaquim do Amaral Gurgel. Amaral Gurgel recebeu o grau de bacharel em 1832 na Faculdade de Direito de São Paulo. Alguns anos depois, defendeu sua tese doutoral e, após ter sido aprovado por unanimidade, recebeu o grau de doutor em 1834.