Quem é o genocídio no Brasil?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O genocídio dos povos indígenas no Brasil existe desde os tempos da colonização portuguesa, com a implementação do cultivo da cana-de-açúcar na costa brasileira. Esse processo consistiu no extermínio das populações indígenas, tanto pelos conflitos violentos, quanto pelas doenças trazidas pelos europeus.

O genocida é aquele (pessoa ou grupo) que pratica o genocídio.

O Massacre de Babi Yar foi um grande fuzilamento em massa, conduzido pelos alemães nazistas, durante a ocupação de Kiev na Segunda Guerra Mundial. Esse episódio aconteceu entre 29 e 30 de setembro de 1941, e as estatísticas apontam um resultado de 33.761|1| ou 33.771|2| pessoas mortas em um curto prazo de 36 horas.

Regime de Maduro já matou 18 vezes mais do que a ditadura militar brasileira.

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

Genocida é quem extermina uma raça, uma religião, uma etnia.

O Holocausto – 1942-1945
É claramente o mais conhecido exemplo de genocídio da história, o Holocausto perpetrado contra o povo judeu pelos nazistas resultou em cerca de 6 milhões de judeus mortos. Em outras palavras, 67% da população inteira de judeus na Europa.

Holocausto é o nome que se dá para o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial e que vitimou aproximadamente seis milhões de pessoas entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, opositores políticos etc.

Uma corte ruandesa considerou Paul Rusesabagina, antigo gerente de hotel que inspirou o filme sobre o genocídio de 1994, culpado de crimes terroristas. O ruandês foi condenado a uma sentença de 25 anos de prisão.

LEI Nº 2.889, DE 1º DE OUTUBRO DE 1956.
Define e pune o crime de genocídio.

Nesse ínterim, alguns regimes de governo que se pautavam por orientações políticas ideológicas nacionalistas, eugenistas e racistas levaram a cabo o projeto de extermínio sistemático de povos que julgavam ser inferiores ou que divergiam de seu projeto de expansão territorial, entre outras razões.

No México, foram assassinados 20 milhões, nos Estados Unidos, 18 milhões, nos países andinos foram mais de dez milhões, no território brasileiros mais de quatro milhões.

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República). Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos.

14 sinônimos de genocídio para 1 sentido da palavra genocídio: Extermínio intencional de grupos específicos: 1 extermínio, chacina, massacre, matança, carnificina, eliminação, extinção, exterminação, aniquilação, aniquilamento, destruição, mortandade, morticínio, trucidação.

O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. A história humana está marcada por eventos de encontros e confrontos entre grupos com diferentes etnias e culturas.

Em 1946, a Assembleia da ONU definiu Genocídio como sendo “a recusa do direito à existência de inteiros grupos humanos (...) um delito do direito dos povos, em contraste com o espírito e os objetivos das Nações Unidas, delito que o mundo civil condena", e determinou um projeto de Convenção para tratar do assunto.

Significado de Homicida
substantivo masculino e feminino Pessoa que mata outra; quem comete homicídio, assassinato. adjetivo O que pode ocasionar a morte de várias pessoas: bomba homicida. [Figurado] Feito para matar ou utilizado com esse propósito: canhão homicida.

O Holocausto terminou em maio de 1945, quando as principais potências Aliadas (Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética) derrotaram a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

O enredo. Os meninos que enganavam nazistas é uma obra autobiográfica que aborda a fuga dos irmãos Maurice e Joseph Joffo, 12 e 10 anos, respectivamente. De um dia para o outro, esses meninos se veem obrigados a abandonar a capital francesa ocupada pelo exército dos S.S. e sobreviver à invasão alemã, em 1941.

A motivação primária da maioria dos negacionistas é o antissemitismo, e para eles o Holocausto é um fato histórico detestavelmente inconveniente. Afinal de contas, o Holocausto foi reconhecido como um dos mais terríveis crimes já cometidos, e certamente o próprio emblema do mal em tempos modernos.