Quem é o melhor levantador do mundo?

Perguntado por: edamasio7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O levantador Bruninho, que defende o RJX e a Seleção Brasileira, foi eleito o melhor do mundo e vencedor do prêmio Volleyball Globe, organizado pelo site italiano Volleyball.it. Ele foi o único atleta que atua no Brasil na seleção do prêmio.

Os ídolos: maiores jogadores de vôlei da história do esporte

  • Giba – Brasil. Foi 8 vezes medalhista de ouro na Liga Mundial, tricampeão olímpico e tricampeão mundial. ...
  • Peter Blangé – Holanda. ...
  • Lorenzo Bernardi – Itália. ...
  • Karch Kiraly – EUA. ...
  • Sheila – Brasil. ...
  • Zhu Ting – China.

IMPORTANTE! Um Levantador não pode se deixar abater em nenhuma situação do jogo, isso prejudicará toda a armação ofensiva de uma equipe de Vôlei.

O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe.

Taylor Sander

Taylor Sander, o 'monstro' do salto vertical
A estrela americana do vôlei consegue alcançar uma altura de mais de três metros, o que é normal para ele: "Eu não sinto que estou... saltando muito alto, ou coisa assim," ele disse.

O Brasil está na liderança do masculino pelo 17º ano consecutivo, com 427 pontos, na sequência aparece Polônia (384) e Estados Unidos (365). No feminino, o time verde e amarelo aparece na terceira posição, com 328 pontos, atrás da China (391) e dos Estados Unidos (382).

Confira as atletas mais altas da Seleção Brasileira no Mundial de Vôlei!

  • Rosamaria. Atualmente no Futura Volley Busto Arsizio, da Itália, Rosamaria usa seus 1,85m de altura para ajudar o time italiano e a seleção brasileira. ...
  • Lorenne. A oposta Lorenne foi de grande ajuda para seleção brasileira com seus 1,87m. ...
  • Tainara.

Ao longo de 25 anos de história da Superliga, vários times de vôlei do Brasil se destacaram e brigaram pelos títulos nacionais. Atualmente, 12 equipes disputam a Série A do voleibol feminino — há ainda mais duas divisões da Superliga Feminina.

Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.

Então, para o voleibolista brasileiro fazer parte da elite desse esporte precisa ter no mínimo 190 cm e possuir 200 cm ou mais, geralmente o mais baixo atua como defensor e o jogador com estatura mais elevada de bloqueador.

Nos últimos 25 anos, o Brasil se tornou referência mundial no vôlei na posição de levantador.

a sua posição no time é fixa. Estas são as posições e o que elas fazem: O levantador: o trabalho dele é posicionar a bola de modo que os jogadores de ataque possam acertá-la. O ideal é que ele seja o segundo a tocar na bola, posicionando-a para os atacantes.

Para ser um bom levantador, é preciso dominar a técnica, ter bom entrosamento com os atacantes e ainda ter boa leitura de jogo, para identificar qual a melhor decisão a ser tomada.

É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte. Neste sistema, o levantador será aquele que estiver na posição 3 (no meio da rede, onde normalmente fica o jogador "meio-de-rede").

Entre todos os sistemas de jogo do vôlei, o mais comum é o 5×1. São cinco atacantes e um levantador. Quando o levantador está na rede, a equipe fica com duas opções de ataque. Já se o especialista em levantamento estiver em uma das três posições do fundo de quadra, o time passa a ter três atacantes na rede.

O Sada Cruzeiro Vôlei é uma das equipes mais vitoriosas do voleibol masculino brasileiro e mundial. Com sede em Belo Horizonte, realiza suas partidas como mandante no Ginásio Poliesportivo do Riacho, localizado na cidade de Contagem, no estado de Minas Gerais.

Em 1987, a búlgara Stefka Kostadinova alcançou a marca de 2 metros e 9 centímetros. Em 1993, na prova masculina, o cubano Javier Sotomayor superou os 2 metros e 45 centímetros.

A Rússia detém o melhor histórico com quatro conquistas no masculino e no feminino.