Quem é o pai de Lorenzo Carvalho?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Luiz Carlos Leal

"É verdade que a minha família é muito rica [o pai, Luiz Carlos Leal, tem negócios com pedras preciosas, e a mãe, Cleyci Rita de Carvalho, está ligada à área da cosmética], mas eu já tenho os meus negócios independentes dos deles.

Lorenzo parou de andar, enxergar, comer e se comunicar. Os pais passaram a estudar o mal que o acometia. Discutiam com os médicos as descobertas. Esbarraram com o preconceito e a desinformação da própria classe médica em relação à doença.

Baseado em uma história real, o filme mostra a angústia da família Odone, quando o filho Lorenzo, de apenas seis anos é diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa extremamente rara e incurável, em que ocorre o desgaste da mielina (presente no neurônio), provocado pelo acúmulo de gorduras ...

  • Localização: Barriga, Sierra Perdida.
  • Localização: Concepción, Conuco.
  • Localização: Santo Domingo, Sierra Perdida.
  • Localização: Fazendo Alfaro, Sierra Perdida.
  • Localização: Fazenda Flores, Conuco.
  • Localização: Fazenda Oceguera, Sierra Perdida.
  • Localização: Fazenda Perdomo, Sierra Perdida.

Após o diagnóstico, outra revelação é feita aos Odone: a ALD é transmitida apenas pela mãe. Apesar de em outras doenças hereditárias a combinação de genes ser um fator forte, a ALD só é portada no cromossomo feminino, ou seja, ela passa de mãe para filho, sendo a mulher apenas a portadora.

Lorenzo morreu em 2008, aos 30 anos, de pneumonia. Ele viveu 22 anos a mais do que previam as estimativas dos médicos responsáveis por seu diagnóstico inicial. Sua mãe, Michaela, interpretada por Susan Sarandon no cinema, morreu em 2000.

Por ser uma doença sem cura, o tratamento atua apenas retardando o seu avanço. No sexo masculino, os efeitos da adrenoleucodistrofia podem ser drásticos. No entanto, a doença também pode se manifestar em mulheres portadoras.

Os pais não aceitaram o diagnóstico e iniciaram estudos para encontrar alguma forma de fazer com que o filho ficasse mais algum tempo ao lado deles. Eles criaram o conhecido Óleo de Lorenzo, um produto que atualmente é usado para retardar os sintomas da doença em todo o mundo.

30 anos (1978–2008)

Ele morreu em 2008. De acordo com a agência Associated Press, Augusto Odone aprendeu sozinho a fazer a mistura conhecida como “óleo de Lorenzo”. Estudos posteriores sugeriram que o produto atrasa os sintomas da ALD.

Roberta Gualda

Mãe de Lorenzo (Vinicius Pieri/Guilherme Prates). Imigrante italiana. Mulher firme, viúva altiva, dona de si, um tanto pedante.

Lorenzo foi morto durante uma operação da PRF no Complexo do Chapadão, Zona Norte do Rio, após agentes irem ao local para checar informações sobre os criminosos responsáveis pela morte do agente Bruno Vanzan. De acordo com a corporação, os suspeitos teriam fugido para a comunidade.

O Óleo de Lorenzo é indicado para pessoas com diagnóstico de Adrenoleucodistrofia (ADR), também chamada de Doença do Óleo de Lorenzo, uma doença genética rara ligada ao cromossomo X; ou com Adrenomieloneuropatia.

Logo nos primeiros minutos do filme, Lorenzo começa a apresentar os sintomas de hiperatividade e irritação. Posteriormente, seus pais notam a deficiência auditiva — Lorenzo ouve, mas o cérebro não associa o som. Por volta de 11 min, são introduzidas as principais abordagens conteudistas.

30 de maio de 2008

O casal criou o Projeto Mielina, que promove pesquisas sobre o reparo da mielina, a membrana que envolve neurônios que é danificada pela doença. O óleo não repara a mielina, mas às vezes pode evitar o aparecimento da doença, de acordo com o site do projeto.

O filme é uma história real de um casal, Augusto e Michaela Odone, cujo único filho, Lorenzo, começa a apresentar hiperatividade, surdez, desequilíbrio e vários outros sintomas. Lorenzo levava uma vida normal até os seis anos de idade, quando passou a ter diversos problemas.

Os sintomas se iniciam entre quatro e cinco anos de idade, com dificuldades de percepção auditiva e visual, sinais de insuficiência adrenal, perda de memória, dificuldades de fala e de marcha, irritabilidade crescente e dificuldades de relacionamento.

80733. Módulo de lipídios para nutrição oral ou enteral, contém uma mistura de 4 partes de trioleato de glicerol (fonte de ácido oleico) e 1 parte de trierucato de glicerol (fonte de ácido erúcico).