Quem é o Pai Seta Branca?

Perguntado por: zmoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Pai Seta Branca é uma presença constante na história do Vale do Amanhecer. Nas narrativas míticas dos fiéis, é considerado um “espírito de luz”, “um espírito que se alimenta das energias do 'céu'”.

A cidade Vale do Amanhecer
criada em torno do templo; e a outra que nos remete à doutrina e/ou o conjunto de práticas religiosas. Para diferenciar essas duas realidades, optou-se pelo termo Cidade do Amanhecer para diferenciar a urbanização da religião.

Além de Pai Seta Branca, compõem o panreâo religioso do Vale do Amanhecer entidades da Umbanda edo Espiritismo como Mãe Conga, Pai João de Enoque, Pai João de Aruanda, Mãe D'aruanda, Caboclo Tupinambá, Caboclo Sete Flexas, Cabocla Jurema, Mãe Tilde, Doutor Fritz, Doutor Be- zerra de Menezes, dentre outros.

Pai Seta Branca e o mito fundante da comunidade
Nas narrativas míticas dos fiéis, é considerado um “espírito de luz”, “um espírito que se alimenta das energias do 'céu'”.

Talvez o principal deles seja aquele que distingue o Apará do Doutrinador, que se encontra afixado em uma faixa nas cores amarela e roxa que os médiuns utilizam desde o seu processo de iniciação, quando suas vestes ainda são brancas. Esse símbolo distintivo também se encontra nas capas e coletes utilizados.

Dentre as únicas exigências que a doutrina do Vale do Amanhecer, uma orienta que seus adeptos não usufruam de drogas. “Para nós é uma forma de suicídio, o álcool e o cigarro.

O mentor espiritual dessa doutrina é o ;Pai Seta Branca;, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.

Tia Neiva diz que a sua filosofia ;é unir a todos;, embora cada um tenha o livre abrítrio para professar esta ou aquela crença, uma determinada linha religiosa. Exemplificou que no Vale do Amanhecer tanto a Umbanda como o Candomblé se sentem bem, não havendo nenhuma restrição, entre as diversas correntes.

Expressão designativa de saudação, de cumprimento. (Equivale a Deus te salve ou Deus vos salve.)

O processo de incorporação no Vale do Amanhecer envolve dois tipos de entidades: caboclos e os pretos-velhos; ambas as entidades são recorrentes na umbanda, e tal qual ocorre nesta religião, no VDA também o médium que incorpora determinada entidade passa a assumir trejeitos que remeteriam às mesmas.

A palavra "Simiromba", ao pé da letra, significa "Frade", e serve para designar aquele que é considerado o "Frade da Umbanda" ou, ainda, o primeiro e mais importante "Mensageiro de Oxalá", sincretizado com São Francisco de Assis.

A Câmara Legislativa homenageia na noite desta terça-feira (22) o presidente da Ordem do Vale do Amanhecer, Raul Oscar Zelaya Chaves, que deu continuidade ao trabalho desenvolvido por Tia Neiva, sua mãe e criadora da comunidade espiritual.

Seta Branca, segundo a doutrina, é uma das reencarnações de São Francisco de Assis, da igreja católica, e Mãe Yara, sua alma gêmea Santa Clara, que representa a força das águas e simboliza Yemanjá.

A denominação vale do amanhecer trata-se de uma doutrina espiritualista cristã focada na caridade espiritual, através dos trabalhos mediúnicos que são realizados diariamente na matriz regional do extremo sul baiano, situada às margens da BR 101, no km 888.

Jaguar, estamos trazendo para a Terra o trabalho de Estrela Candente. “É um trabalho a CÉU ABERTO para ajudar a EQUILIBRAR aos governantes e suas NAÇÕES”. Este trabalho tem que ser realizado "TODOS OS DIAS".