Quem é o santo dos contadores?

Perguntado por: rreal4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Padroeiro dos Contabilistas – São Mateus. São Mateus foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação.

Anel do Contabilista
Pedra: Turmalina rosa clara, ladeada de diamantes. De um lado o caduceu de mercúrio, que é a insígnia do deus do comércio (bastão que representa o poder; com duas serpentes trançadas, simbolizando a sabedoria e o capacete com duas asas que representam atividade e diligência).

Foi contabilista e um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Mateus era um arrendatário de tributos (rendeiro) e atuava na área da Contabilidade Pública. Era necessário um rígido controle para o exercício da sua profissão, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e revelação.

O símbolo da contabilidade é representado pelo caduceu. A figura é formada por um bastão entrelaçado por duas serpentes. Em seu topo há duas asas ou um elmo, objeto alado associado aos guerreiros angélicos. Comumente, o caduceu é confundido como símbolo da medicina, devido ao bastão e as serpentes.

E você, caro graduando em Ciências Contábeis, sabe quais são a pedra e a cor da Contabilidade? Uma dica: não é vermelha. Acertou quem pensou Turmalina rosa clara, ladeada de diamantes. Isso mesmo!

O fundamental, segundo Silvio Vucinic, do Sebrae-SP, é checar se o profissional está registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), algo muito simples de ser feito. Basta entrar no site do CRC, buscar a região onde a empresa atua e consultar o nome do contador ou do escritório.

Um bom contador deve estar sempre atualizado com as inovações do mercado, seja na área contábil, legislativa e trabalhista, com o constante aperfeiçoamento de seus colaboradores por meio de cursos teóricos, ou dos diferentes softwares de gestão existentes no mercado.

Atualmente, qualquer profissional pode ser intitulado de doutor, desde que tenha concluído o doutorado e conquistado a titulação após apresentar sua tese. Os psicólogos, veterinários, dentistas e outros profissionais podem então receber esse tratamento.

No Brasil, o Dia do Contador se comemora no dia 22 de setembro porque neste dia, em 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.º 7.988, que dispõe sobre o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, criando no país o primeiro curso de ensino superior em Ciências ...

De acordo com informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os três principais símbolos associados à atividade milenar são o Caduceu, o Anel e São Mateus, santo considerado o padroeiro da Contabilidade.

Os contadores em anel são muito utilizados para fornecer ondas de relógio desfasadas e, de um modo geral, para sintetizar sequências cíclicas de temporização. Utilizam-se não só as saídas do contador directamente mas também se podem, por exemplo, produzir pulsos mais longos fazendo o OU de 2 ou mais saídas.

CRIADOR DA CONTABILIDADE: FREI LUCA PACIOLLI
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Luca Pacioli, considerado o grande precursor da Ciência Contábil .

Profissão Contábil
O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão.

Os símbolos da profissão contábil são o Anel, o Caduceu e o Padroeiro São Mateus.