Quem é o siriri?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O siriri é uma dança folclórica dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em geral, a manifestação integra festas tradicionais e festejos religiosos da região Centro-Oeste.

O siriri é o reprodutor que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia. Sendo siriris de cupins de madeira seca tentarão se instalar diretamente no interior da madeira. Se forem siriris de cupins de solo, procurarão o solo ou outro local que contenha madeira e uma fonte de umidade.

Conhecidos popularmente como siriris ou aleluias, eles intrigam muita gente quando, ao final do voo, perdem as asas e se deslocam pelo chão. Afinal, que bicho é esse? “Os siriris são cupins com asas. Todas as espécies de cupins têm uma fase reprodutiva, que é quando produzem os alados.

Estes insetos são atraídos pela radiação ultravioleta, onda de luz emitida pelas lâmpadas que não é percebida pelos olhos humanos, mas que serve de ponto de referência para o acasalamento dos siriris, explica Francisco Zorzenon, diretor do Laboratório de Pragas Urbanas do Instituto Biológico do Estado de São Paulo.

Por que a fixação pela luz? Na verdade, os siriris sabem se locomover e se guiam pela luz natural, da Lua. Então a luz artificial acaba desviando o animal do caminho e eles ficam girando por ali.

Acenda as velas de citronela ou o incenso
O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.

O rei e rainha ficam juntos por toda a vida, que pode chegar até 50 anos – em condições ideais. Sua única função no ninho é a reprodução, e em um único ano podem botar até 3 trilhões de ovos.

Uma vez fora, saem voando direcionados pela luz, por isso aparecem sempre na lâmpada da nossa casa. Eles não sabem que aquela é uma luz artificial! Então, longe do cupinzeiro onde nasceram os reprodutores perdem suas asas, isso ocorre naturalmente.

Na Verdade tanto a dança siriri como a dança cururu, tem origem indígena, conforme as pessoas foram povoando a região de Mato Grosso eles observava que os indígenas se reunia em grupos de homens e mulheres e fazia uma roda onde eles batia os pês e palmas. com um tempo essa dança teve algumas mudanças na qual se tornou ...

Os chamados siriris ou aleluias são os reprodutores da colônia. Com o calor, o grupo sai do ninho à procura de um novo local para o acasalamento e a reprodução. Mais uma vez, a luz elétrica confunde os sensores dos animais.

Estes insetos saem de seus habitats para um objetivo, a dispersão e fundação de novas colônias que geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa.

1O siriri e o cururu são duas manifestações rotuladas como folclóricas e bastante difundidas em Mato Grosso, região Centro-Oeste do Brasil. Os participantes advêm de bairros populares ou comunidades rurais da região.

Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos. Evite vazamentos e fontes de água no seu espaço.

Nos dias mais amenos, e depois, durante a primavera, quando as temperaturas do exterior aquecem, essas carraças adormecidas acordam e procuram a refeição mais próxima. Elas gostam especialmente de se esconder em locais húmidos, sombras, zonas de relva ou vegetação densa.