Quem é o universitário?

Perguntado por: tqueiroz6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

substantivo masculino Aluno de universidade.

Ser um estudante universitário é, portanto, dar um espaço a si de reconhecer as suas relações e de repensar certas atitudes. É, em simultâneo, aproveitar os frutos das suas seleções, com base em boas notas, amizades consolidadas e integração em projetos diversos.

Segundo o dicionário, universitário é quem se relaciona ou pertence à universidade. Porém, ser universitário é mais que uma simples relação de pertinência. É uma fase única na vida de qualquer pessoa, na qual a parte acadêmica se funde ao lado jovem dos estudantes.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

A média de idade dos universitários é de 21 anos. Eles ingressam por meio de vestibular, aos 19 anos, em cursos de bacharelado em instituições particulares. A idade mais frequente de conclusão do curso é de 23 anos.

A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.

A universidade e a faculdade são tipos de instituições de ensino superior. A principal diferença entre elas é: enquanto as faculdades são focadas em determinada área de ensino, como saúde ou exatas, as universidades são mais completas. Estas devem concentrar três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão.

Confira 6 dicas para se tornar um universitário de sucesso

  1. Aprenda a aprender para ser um universitário de sucesso. ...
  2. Desenvolva uma mentalidade de crescimento. ...
  3. Mantenha uma rotina saudável. ...
  4. Leve o estágio supervisionado a sério. ...
  5. Participe de programas de pesquisa e extensão. ...
  6. Desenvolva seu lado empreendedor.

De acordo com a Lei da Meia Entrada, todo estudante, inclusive de graduação presencial ou EAD, tem direito a pagar meia entrada em eventos culturais. Você só precisa apresentar algum comprovante de matrícula para desfrutar de cinemas, shows, teatros, eventos esportivos, circo, entre outros, com 50% de desconto.

Pagamento de meia entrada em eventos
Ir assistir uma peça de teatro, curtir um filme nos cinemas, shows. Para quem é universitário, vai ter o direito de pagar meia entrada. Desde que os estabelecimentos estejam enquadrados nessa regra. A juventude atual não carrega dinheiro no bolso, tudo é feito de forma online.

O universitário tem maior liberdade — e com ela, um combo: muito mais responsabilidade pelo próprio desempenho. Além disso, o estudante universitário precisa ter em mente que a faculdade terá reflexos diretos na sua carreira.

§ 1º Para os efeitos desta Lei, são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.

A primeira são os jovens que dedicam a vida voltada somente para os estudos e procuram se ingressar em uma Universidade ou ser aprovado nos concursos públicos. O segundo são jovens que estudam, porém estão ingressados no mercado de trabalho, e mesmo assim buscam adentrar ao ensino superior.

Juventude na atualidade
Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial. É a famosa “Geração Z”!

Um grau académico ou grau acadêmico é um título conferido normalmente por uma instituição de ensino superior em reconhecimento oficial pela conclusão com sucesso de todos os requisitos de um curso, de um ciclo ou de uma etapa de estudos superiores.

Quando ingressa em uma faculdade ou universidade, o aluno está começando a sua vida no Ensino Superior. O primeiro título de formação desse nível de estudo é a graduação.

Simplificadamente, podemos dizer que um conjunto de faculdades forma uma universidade, desde que atenda a critérios adicionais de pesquisa e extensão universitária. Por exigência do MEC, uma Faculdade deve ter pelo um terço de seus professores com o título de especialistas (pós-graduação lato sensu).

O processo de seleção de Harvard é igual ao da maioria das universidades norte-americanas e envolve a realização de testes padronizados (SAT ou ACT), e de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações).