Quem era a esposa de Apolo?

Perguntado por: adias9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Entretanto, Apolo foi feliz com Cirene, uma ninfa, tendo o filho Aristeu, que se tornou uma deidade da vegetação e agricultura.

Artemis

Na mitologia grega, Artemis ou Artemísia é a deusa associada à Lua e irmã gêmea de Apollo – nome dado ao programa espacial dos anos 1960 que levou 12 astronautas, todos homens, a pisarem na Lua.

Ao completar um ano, Apolo tomou o “néctar dos deuses” e comeu “ambrosia”, tornando-se imediatamente um homem adulto e, armado de arco e flechas perseguiu a serpente Píton para vingar-se. Apolo encontrou a serpente próximo ao Monte Parnaso e a matou com três flechadas: uma no olho, outra no peito e outra na boca.

Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.

Esse seria o motivo da constelação Ursa Maior (há versões que citam Hera por conta do ciúmes). A famosa Guerra de Troia foi uma das poucas batalhas que Ártemis perdeu. Ela, que estava ao lado dos troianos, enfrentou Hera, que com grande força e fúria despedaçou o seu arco e flecha e a golpeou na cabeça.

Afrodite foi uma divindade grega conhecida como deusa do amor, da beleza e do desejo. Foi casada com Hefesto e muito cultuada em Chipre. Afrodite foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade.

Apesar de ser normalmente associado à ideia de beleza, significa também o equilíbrio entre a razão e paixão. Apolo de Alexandria foi um judeu versado nas Escrituras e discípulo de João Baptista.

Clície era uma ninfa aquática apaixonada por Apolo, o deus do sol. Como Apolo não correspondia ao seu amor, ela ficou debilitada e passou a sentar por vários dias no chão frio, se alimentando de suas próprias lágrimas e do orvalho. Para Clície, apenas o sol, representando sua paixão por Apolo, importava.

Descendentes. Asclépio, Filamon, Aristeu, Íon, Mopso, Coribantes, Lino e Orfeu, Faetonte, Anfiso e Troilo.

Os filhos de Apolo costumam ser bem simpáticos, comunicativos, calorosos e brincalhões. Sempre vão estar focados em uma arte, independente de sua essência. Podem andar conversando em rimas, pintando quadros de madeira e no dia seguinte estarem tocando ukulele o dia todo.

Ártemis, não sabendo que se tratava de Órion, acertou a cabeça do gigante com um dardo, matando-o.

Jacinto

Apolo era apaixonado pelo jovem Jacinto, segundo Apolodoro (III, 10, 3, 2016, p. 185), filho de Amiclas[2] e Diomede. Verdade seja dita, que Jacinto era amado por muitos, graças a sua beleza e juventude, e um espírito sempre generoso e cortês para com todos.

Para que isso acontecesse, Eros lançou uma flecha de ouro que fez Apolo apaixonar-se perdidamente por Dafne. Em seguida, ele lançou uma flecha de chumbo em Dafne, o que fez com que ela tivesse aversão a todos que se apaixonassem por ela. Quanto mais Apolo manifestava suas intenções para Dafne, mais ela o desprezava.

Apolo matou por sua vez os. Como castigo, Zeus condenou Apolo a ser escravo do rei Admeto entre um e nove anos.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Mesmo que seja lembrada por sua pureza, Atena “engravidou” de Hefesto após o ferreiro tentar abusá-la. De acordo com a lenda, Hefesto ejaculou em suas pernas e Atena usou um pedaço de lã para se limpar. Na terra onde ela jogou a lã nasceu o semideus Erictônio que ela criou como seu filho.

Este é Saga de Gêmeos, aquele que traiu Atena, enganou o santuário, mas no final foi aceito como Cavaleiro de Ouro da justiça.

Órion era um jovem arqueiro e caçador que rivalizava com a própria Ártemis, ou com seu irmão Apolo. Por sua destreza com o arco, Órion tornou-se o seu companheiro de caçadas. Pouco a pouco, surgiu entre os dois uma grande paixão, e Ártemis decidiu abandonar seu voto de castidade para se casar.

Vários relatos conflitantes são dados na mitologia grega do nascimento de Ártemis e seu irmão gêmeo, Apolo. Todos os relatos concordam, porém, que ela era a filha de Zeus e de Leto, e que ela era a irmã gêmea de Apolo.

Continuar lendo Porque Apolo era temido?