Quem era o amante de Hera?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos
Hera
MoradaMonte Olimpo
ClãOlimpianos
Cônjuge(s)Zeus
PaisCronos e Reia

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

Apolo e Dafne
Teve diversos envolvimentos amorosos tanto com mulheres, quanto com homens. Uma de suas histórias de amor mais emblemáticas é com a ninfa Dafne, filha do rei Peneu. Como Apolo era um ótimo deus arqueiro, ele desafiou o deus Cupido do amor, afirmando que suas flechas eram mais poderosas que as dele.

Era casado com Perséfone (Cora para os romanos), que raptou do mundo superior, para ter como sua rainha. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora . Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

Assim como Cronos era o deus mais novo dos Titãs, assim Zeus também era o mais novo de todos os deuses olímpicos. Hoje veremos porque, apesar de inúmeras alegações de adultério, o Zeus original nunca traiu Hera e, mais importante…

Quando Hera descobriu a artimanha, castigou Eco, retirando-lhe a voz e fazendo-a repetir sempre a última sílaba das palavras que eram faladas na sua presença.

Fraquezas: a Hera venenosa possui duas fraquezas. A primeira é sua vulnerabilidade a escuridão, pois como se tornou meio planta, precisa de energia solar para sobreviver. Já a segunda é sua instabilidade mental, citada no início do texto.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Primeiramente, HADES nunca foi banido do Olimpo. Sua condição de senhor do mundo inferior foi uma imposição do “destino” (nem mesmo um deus poderia contrariar o destino). Ele aceitou o que as Moiras tinham determinado e foi cumprir seu papel no mundo subterrâneo.

Vários sugeriram aniquilar totalmente os seres humanos. Mas Zeus disse que a humanidade precisava ser humilhada, não destruída. Os deuses então decidiram cortar os humanos em dois.

Esse seria o motivo da constelação Ursa Maior (há versões que citam Hera por conta do ciúmes). A famosa Guerra de Troia foi uma das poucas batalhas que Ártemis perdeu. Ela, que estava ao lado dos troianos, enfrentou Hera, que com grande força e fúria despedaçou o seu arco e flecha e a golpeou na cabeça.

Afrodite foi uma divindade grega conhecida como deusa do amor, da beleza e do desejo. Foi casada com Hefesto e muito cultuada em Chipre. Afrodite foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade.

Ao completar um ano, Apolo tomou o “néctar dos deuses” e comeu “ambrosia”, tornando-se imediatamente um homem adulto e, armado de arco e flechas perseguiu a serpente Píton para vingar-se. Apolo encontrou a serpente próximo ao Monte Parnaso e a matou com três flechadas: uma no olho, outra no peito e outra na boca.

Essa deusa estava em uma pradaria colhendo flores, e sua beleza chamou a atenção do deus do submundo. Além disso, Hades havia sido atingido por uma flecha de Eros, deus do amor. Tão logo se apaixonou por Perséfone, Hades decidiu sequestrá-la, levá-la ao submundo e lá casar-se com ela.

Hades era casado com Perséfone (que os romanos chamavam de Cora), que era filha de Deméter com Zeus. Perdidamente apaixonado, Hades raptou Perséfone e a levou para o seu reino no submundo transformando-a em sua rainha. Hades teve três filhos: Zagreu, Melinoe e Macária.