Quem era o Chalaneiro da novela Pantanal em 1990?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Eugênio é um dos personagens mais emblemáticos da nova versão de Pantanal. O chalaneiro é vivido na Globo por Almir Sater. O ator/cantor foi escalado para o papel como uma espécie de homenegem. Na novela da Manchete, ele interpretou Xeréu Trindade, personagem defendido agora por seu filho, Gabriel Sater.

Trindade engatou um romance com Irma (Camila Morgado), e a dupla conquistou o coração de muitos fãs da novela. No entanto, o peão decidiu abandonar a ruiva grávida sem ao menos se despedir.

Na época, o artista precisou deixar a novela porque foi escalado como protagonista de A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990). Além de o público ter reclamado nas redes sociais e pedido para que a história fosse alterada no remake, o próprio Gabriel Sater implorou para que o autor o mantivesse em Pantanal.

Na novela, que teve seu último capítulo exibido no início de outubro, ele interpretou Eugênio, um chalaneiro, uma das pessoas místicas da trama, assim como Trindade e o Velho do Rio.

  • Juma Marruá (Cristiana Oliveira)
  • Joventino (Cláudio Marzo)
  • Maria Marruá (Cássia Kis)
  • Maria Bruaca (Ângela Leal)
  • Tadeu (Marcos Palmeira)
  • Zefa (Giovanna Gold)

Já na Pantanal atual, não há uma necessidade implícita para que haja a saída de Gabriel Sater da trama. Porém, ao que parece, o autor Bruno Luperi quer seguir à risca a história que seu avô levou à TV há 32 anos. Trindade resolve deixar Irma por não conseguir assumir uma família com ela por ter um pacto com o demônio.

Trindade engatou um romance com Irma (Camila Morgado), e a dupla conquistou o coração de muitos fãs da novela. No entanto, o peão decidiu abandonar a ruiva grávida sem ao menos se despedir. A justificativa seria o medo de que o cramulhão quisesse reivindicar o filho do casal - o que foi, inclusive, mostrado no remake.

Almir Sater

Intérprete de Trindade — personagem que foi de seu pai, Almir Sater, na primeira versão da novela —, o ator revelou que não contou ao músico que ia fazer teste para o folhetim.

Trindade (Gabriel Sater) em Pantanal; violeiro vai desaparecer na novela das nove da Globo. Trindade (Gabriel Sater) deixará um mistério no ar em Pantanal. Na reta final da novela das nove da Globo, o peão endiabrado vai desaparecer de maneira sobrenatural, deixando Irma (Camila Morgado) grávida e desamparada.

O "pequeno Cramulhão" vai ficar livre de qualquer maldição herdada do pai, que tem um pacto com o "Tinhoso". E para isso, o "Cramulhãozinho" terá a ajuda do peão, na novela das nove que dará lugar a "Travessia" a partir de segunda-feira (10).

Na novela das nove da Globo, o cramulhãozinho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater) não vai nascer com chifre nem rabo, mas virá ao mundo rindo, em vez de chorando como acontece com a maioria dos bebês. De repente, um riso de criança se fará escutar. "Não é choro", dirá Mariana (Selma Egrei), da sala.

  • São Paulo
  • Campo Grande
  • Rio de Janeiro

A explicação está no regionalismo do Centro-Oeste do Brasil. Quando Benedito Ruy Barbosa escreveu a primeira versão de Pantanal, buscou utilizar o vocabulário típico dos peões e vaqueiros. E lá, quando alguém fala marruá ou boi marruá, está querendo se referir ao temperamento mais rebelde e selvagem do animal.

Trata-se de uma gíria comum nas fazendas de criação de gado, nas quais os peões lidam com diversos tipos de bois, incluindo os que têm comportamento violento e por isso são mais difíceis de serem domados.

O ator Antonio Petrin, que viveu o personagem 'Tenório' na primeira versão da novela 'Pantanal', de 1990, usou as redes sociais para criticar a produção de elenco do remake que está sendo produzido pela TV Globo.

Trindade (Gabriel Sater) vai embora do Pantanal sem dar explicação a Irma (Camila Morgado), que ficará desolada. O peão não conseguirá encerrar seu pacto com o cramulhão e, pensando na segurança da amada e do filho deles, partirá da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela das nove da Globo.