Quem era o povo de Efésios?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.

Informações Gerais. Éfeso ou Ephesus como os turcos chamam é uma das cidades turísticas mais famosas na Turquia. Ela está na costa de Jônia, três quilômetros a sudoeste de Selçuk, província de Esmirna.

Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).

A cidade de Éfeso era famosa por sua deusa Ártemis, o que representava a base de um nacionalismo religioso local. A idolatria popular estava ligada à economia, ao templo e à cidade.

A Bíblia diz que em Éfeso, Paulo entrou na sinagoga e disputou com os judeus. Naquela ocasião parece que a comunidade judaica de Éfeso recebeu bem a mensagem de Cristo, pois os judeus pediram que Paulo ficasse ali mais um tempo (Atos 18:19-21). Paulo tinha um compromisso em Jerusalém e não pôde ficar na cidade.

A carta aos Efésios é de tipo universal. Foi escrita para toda a Igreja e não exatamente às comunidades de Éfeso. Ao longo do tempo recebeu esse nome de Carta aos Efésios e foi atribuída ao apóstolo Paulo. Ela tem certo parentesco com a carta aos Colossenses.

Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.

Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Em Éfeso, Áquila e Priscila, um casal fiel, ensinaram Apolo, um judeu de Alexandria, e o ajudaram a entender o caminho de Deus. Paulo pregou a respeito do Espírito Santo, realizou milagres e escapou de uma turba no teatro de Éfeso.

Paulo pede para que, pelo Espírito Santo, sejamos fortalecidos em nosso homem interior. As fraquezas e limitações humanas nos fazem desanimar, mas o Espírito nos fortalece e nos coloca de pé.

Toda a Armadura de Deus

  • O Capacete da Salvação. Os capacetes protegem a cabeça. ...
  • O Escudo da Fé A fé em Jesus Cristo é como um escudo de proteção. ...
  • Os Lombos Cingidos com a Verdade. Cingir é pôr um cinto para proteger o corpo do soldado. ...
  • A Couraça da Retidão. ...
  • Os Pés Calçados com a Preparação da Paz. ...
  • A Espada do Espírito.

Paulo ensinou aos santos de Éfeso que todos os pecadores podem ser salvos pela graça de Deus e que judeus e gentios tornaram-se membros da mesma família, que é a família de Deus.

Éfeso: Significa “habitante de Éfeso”, "habitante da antiga cidade grega". Éfeso é um nome masculino que surge do latim Ephesius. Acredita-se que o seu primeiro portador fosse um habitante da cidade de Éfeso, antiga cidade grega que era especialmente conhecida pelo fato de abrigar o Templo de Ártemis.

2) Incerta, como a maioria de nomes muito antigos de lugares. 3) Do Grego MYRRHA, “mirra”. 4) Viria do Hebreu YERUSHALAYIM, “fundação de paz”, mas há dúvidas.

Paulo, em sua terceira missão, ensinou em Éfeso durante dois anos, tendo convertido muitas pessoas (At. 19:10, 18). Aqui, ele conferiu o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos (At. 19:1–7) e realizou muitos milagres, inclusive a expulsão de espíritos malignos (At.

Antes de qualquer coisa, todo cristão é uma escolha de Deus.
Em Efésios 1, Paulo fala sobre a escolha de Deus operada em Cristo, antes da fundação do mundo. Foi o sangue de Jesus, derramado na cruz que promoveu tão grande eleição. A igreja de Éfeso correspondeu de forma surpreendente a fé anunciada.

A epístola aos Efésios foi escrita por Paulo, durante sua primeira prisão em Roma, datada entre 60 e 63 DC. A maior parte das recomendações do apóstolo refere-se à posição da igreja em relação a Cristo.

Continuar lendo O que diz em Efésios 6?