Quem era responsável por carregar a arca da aliança?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

14 Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel. 15 E os filhos dos levitas levaram a arca de Deus sobre os ombros, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor, com as varas que tinham sobre si.

V. 2, “Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre”.

O modo certo era atravessar varais por dentro das argolas da arca e carregá-la sobre os ombros. E quem deveria fazer isto eram os levitas e não um homem profano. Tanto é que Uzá quis segurar a Arca para que a mesma não caísse no chão e foi fulminado.

Existiu no tempo do Rei Davi um homem chamado Obed-Edom, que era levita, exercendo trabalhos no Templo do Senhor, cuja descendência serviu ao Senhor fazendo parte dos cantores dos turnos de adoração 24 horas diante da arca da aliança (I Crônicas 15,21. 25; 16,5).

Os filisteus teriam tomado a Arca como despojo de guerra, e a levaram ao templo de Dagom, em Asdode. O relato bíblico conta que a simples presença do santuário naquele local foi o suficiente para que coisas estranhas ocorressem: por duas vezes, a cabeça da estátua de Dagom apareceu cortada.

Em II Samuel 6 lemos como Davi estabeleceu Jerusalém como a capital de Israel e decidiu colocar a arca da aliança ali para simbolizar que o Senhor estava com eles em sua capital.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

Em mais uma noite de festa, Eliúde oferece deixar a prostituta olhar a Arca em troca de seu serviço. Mas o homem é surpreendido com a resposta e a conversa termina em agressão. Na manhã seguinte, ele e todos os outros homens que olharam a Arca são encontrados mortos no campo de Josué.

Em 2 Samuel 6 vemos que um dos primeiros atos do governo de Davi, foi providenciar o retorno da Arca de Deus para Jerusalém, na ocasião ela estava na casa de Abinadabe.

A arca é descrita na bíblia medindo 300 côvados de comprimento por 50 de largura e 30 de altura. O côvado é uma antiga medida, muito usada por diversos povos antigos, que é a distância entre o cotovelo e o dedo médio de um homem.

A Arca nunca poderia ser transportada em cima de bois, e sim nos ombros de homens fieis a Deus. Não tem como transferir para outros ombros, cada um de nós devemos nos colocar a disposição para transportar a Presença de Deus através de nossas vidas.

20 anos

A Arca da Aliança ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada de bom lhe aconteceu, na casa de Obede-Edom ficou apenas 3 meses e Deus abençoou toda sua casa. O segredo não está no tempo que se tem de crente, mas na reverência que se tem a Presença de Deus!

Na Bíblia, os filisteus são descritos como arqui-inimigos dos israelitas. Um povo estrangeiro, que veio do oeste e se estabeleceu em cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e Gate, hoje regiões do sul de Israel e Faixa de Gaza.

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.