Quem está na chuva é para se molhar?

Perguntado por: ogarcia8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quem está na chuva é pra se molhar è um ditado popular da língua portuguesa onde quem escolhe um caminho deve estar preparado para coisas boas ou ruins.

Leia também essa passagem bíblica: Ezequiel 34:26-27: “E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão.

206. "Pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair chuva sobre justos e injustos" (Mt 5,45).

Importância e benefícios da chuva
Rios, lagos, reservatórios, nascentes, lençóis freáticos e oceanos dependem das chuvas para regular cheias, períodos de secas e alimentação de outros sistemas interdependentes. Na natureza, além da sobrevivência, muitas plantas dependem seu desenvolvimento do ciclo de chuvas e umidade.

Ao chegar ao solo a água da chuva molha as plantações, escorre em rios e lagos e é utilizada das mais diversas formas e benefícios aos seres vivos. A água da chuva também realiza a limpeza do ar, pois assenta a poeira e outras impurezas do mesmo.

É preciso ter cuidado com a chuva quando ela surge combinada com o frio, pois a queda da temperatura corporal pode baixar a imunidade, deixando o organismo mais vulnerável ao ataque de vírus, o que pode ocasionar o resfriado se o vírus estiver presente na mucosa respiratória.

Tanto a chuva temporã quanto a serôdia é uma forma de apontar como Deus é fiel e age no tempo certo de todas as coisas (Oseias 6:3). Biblicamente, essas chuvas podem ser interpretadas como fases do tempo, temporã: o que vem primeiro. E serôdia: o que surge depois.

Resultante da ação e da iniciativa do céu e das divindades que o habitam, a chuva é um símbolo universal de fecundidade e fertilidade. Praticamente em todas as tradições e civilizações agrárias, a chuva é comparada à semente humana como sendo o fluido divino que desencadeia o princípio criador da vida.

Neste versículo de Ezequiel, temos uma bênção diversificada -“Eu te darei chuvas de bênçãos”. A palavra chuvas está no plural. Deus enviará todos os tipos de bênçãos. Todas as bênçãos de Deus estão unidas, como elos em uma corrente de ouro.

A chuva serôdia e a chuva temporã, bem como qualquer outra condição climática e atmosférica, são controladas por Deus. A Bíblia diz que Ele é quem envia ou retém a chuva (Levítico 26:4; Salmo 147:8).

V.
A Bíblia menciona “a chuva outonal [temporã ou anterior] e a chuva primaveril [serôdia ou posterior]”, prometidas por Deus como bênção para os israelitas fiéis.

23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes.

Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes.

A água de chuva não é própria para beber, tomar banho ou cozinhar, mas pode ser usada de várias formas em casa. Com essas dicas, você pode usar a água que cai do céu para economizar no fim do mês, reduzir o desperdício de água tratada e ajudar o planeta usando os recursos naturais de forma inteligente e sustentável.