Quem fala saravá?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Além disto, Saravá, assim como a palavra “ciao”, em italiano, também pode ser utilizada para despedidas. Ou seja, quando nos encontramos com alguém podemos saudá-lo com “Saravá” e, logo, dizer tchau com “Saravá”. Esta palavra cria toda uma atmosfera de agradecimento, gratidão e conexão.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Neste dia especial, celebremos a sabedoria e a ancestralidade dos Pretos Velhos, guias iluminados e queridos na Umbanda, espíritos sábios e pacientes que nos ajudam a encontrar soluções para os problemas e a superar as dificuldades da vida.

Sarava vem do verbo sarar. O mesmo que: medicava, curava, remediava, sanava, tratava.

Mo júbà, gbogbo!

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

A descrição do terreiro é simples, mas remete à percepção de atividades que geralmente são condenadas pela doutrina Espírita Kardecista, corroborando a visão de que a Umbanda seria um movimento de 'baixo espiritismo', algo que não representa, ou não permite, uma “evolução” moral, levando a tomar atitudes ...

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso. Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.

São saudações. benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum. normalmente um significado mais específico.

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!". Saiba mais: Tudo sobre a Umbanda.

Essa saudação a Exu pode ser entendida como "Salve o mensageiro", "Olhe por mim Exu" e "Me guarde".

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força.