Quem falou aprender a aprender?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Trailer do DVD - Aprender a Aprender - integrante da coleção Rubem Alves - ATTA Mídia. Nesse trecho, Rubem Alves fala sobre o perfil do educador e da necessidade dele saber identificar-se. Apresenta, também, a diferença entre inteligência, memória e aprendizagem.

Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem.

O que a BNCC diz
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

O contexto das aprendizagens é um dos princípios do Currículo Paulista: “A construção e a consolidação do conhecimento científico devem, sempre que possível, estabelecer relação com as experiências vivenciadas pelos estudantes nos diversos espaços que constituem sua vida e seu cotidiano.

1 – Aprender a conhecer (Aprender a aprender)
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, os educandos devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, a frase do educador Paulo Freire, uma dos grandes pedagogos brasileiros, é inspiração para professores das mais diversas gerações.

Aprender a aprender também envolve a habilidade de se adaptar às diferentes metodologias e abordagens de ensino. Cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado, e experimentar diferentes técnicas nos permite descobrir qual funciona melhor para nós.

Freire nos diz: “É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende” Page 2 A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DO ATO DE ENSINAR E APRENDER. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 2, n.2, ...

A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Secretaria do Estado da Educação

Currículo Paulista: 4 tópicos para compreender a estrutura do documento. No primeiro dia de agosto de 2019, foi homologado o Currículo Paulista, elaborado pela Secretaria do Estado da Educação (SEE) em parceria com a UNDIME-SP e com o auxílio de mais de 600 municípios do Estado de São Paulo.

Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa. O Currículo Paulista foi homologado em 2019, passando a ser obrigatória a sua implementação em todas as instituições escolares vinculadas ao Sistema de Ensino do estado de São Paulo.

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