Quem faz a retirada de dreno?

Perguntado por: rcamacho9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

Parecer Técnico Coren-DF nº 026/2009 estabelece que o procedimento de lavagem pleural de dreno de tórax aberto é privativo do Enfermeiro.

A avaliação do tempo de utilização do dreno fica a critério do cirurgião, conforme o desfecho do pós-operatório. Geralmente, o Portovac permanece em média de 3 a 5 dias, mas ressaltamos aqui a individualidade de cada paciente, da funcionalidade do dreno e da evolução do pós-operatório.

É normal sim! Quando na quantidade normal, essa secreção é absorvida pelo próprio organismo, mas nos casos onde há maior formação destes líquidos é necessário realizar a colocação de drenos.

Cada dreno é composto por um recipiente. O recipiente pode ser em formato de pera ou sanfonado (veja figura abaixo). A quantidade de líquido que se acumula no recipiente tende a diminuir com o passar dos dias. A coloração do líquido pode mudar de avermelhado para amarelado.

Deve ser anotado o volume de sangue desprezado no período de 24 horas, para que possamos decidir o momento mais adequado de retirá-lo. Geralmente retiramos quando a drenagem é inferior a 50ml em 24 horas ou sete a dez dias após a cirurgia.

Os drenos simples são retirados no máximo em 2 dias, mas aqueles a vácuo podem ficar de uma semana a um mês, dependendo da drenagem. Devem ser retirados quando drenarem menos do que 20 ml em 24h.

A retirada do dreno de sucção (portovac) deve ser indicada e prescrita pelo médico assistente do paciente.

Cuidados:

  • Lave bem as mãos antes de manipular o dreno.
  • Retire a curativo sujo do dreno.
  • Limpe o dreno e a pele ao redor com gaze e soro fisiológico. ...
  • Coloque uma gaze entre o dreno e a pele e outra sobre o dreno. ...
  • Troque o curativo sempre que estiver sujo.
  • O local do orifício do dreno deve estar protegido durante o banho.

7.1 Critérios para retirada
aspecto claro (seroso) do volume drenado; • ausência de débito purulento, sanguinolento ou quiloso; A retirada do dreno torácico é realizada através de anestesia local e no momento de sua retirada, o fio utilizado para sua fixação serve para ocluir a comunicação pleura-parede.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção. Se uma grande quantidade de líquido que esteve presente por semanas a meses for retirada rapidamente, pode haver acúmulo de líquido dentro do próprio pulmão (edema pulmonar).

O dreno de Redon, às vezes chamado apenas de Redon, é um tubo em material flexível, composto de plástico ou de silicone, e perfurado por diversas aberturas em uma parte da sua parede. Essas secreções drenadas podem ser sangue, pus, bactérias, líquidos diversos.

“No caso de sentir dor no local do dreno ou qualquer outra alteração, o paciente deverá buscar orientações com o seu médico”, orienta Dr. Amato. Em casa – Alguns cuidados devem ser ressaltados para as pacientes que recebem alta com o dreno a vácuo.

No caso do dreno sair sozinho da pele é recomendado cobrir o orifício com um curativo e ir rapidamente ao pronto socorro ou hospital. Nunca se deve colocar o dreno que saiu de volta.

O seroma é perigoso? O seroma não é perigoso, pois é uma reação do corpo e é um efeito colateral esperado, muito comum na maioria das cirurgias. Caso não seja tratado da forma correta, pode acontecer de haver um encapsulamento ou então uma infecção.

Comunique seu médico se:
O dreno sair acidentalmente. Se durante 24 horas não houver nenhuma secreção na bolsa sanfonada. Se a bolsa sanfonada estiver ficando cheia de ar, ou seja, ela se enche de ar sozinha, mesmo depois de fechada, pode significar vazamentos por orifícios.