Quem faz biomedicina pode fazer harmonização?

Perguntado por: ajesus8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Além da execução das técnicas propriamente dita os Biomédicos Estetas também realizam harmonização facial, prescrição biomédicas de substâncias e outros produtos para fins estéticos.

Diferentemente do médico, o biomédico não realiza cirurgias e não prescreve tratamentos. Sua atuação não está ligada no contato direto com o paciente, mas sim em colaborar com técnicas e ferramentas para ajudar no diagnóstico desse paciente.

7. Quais profissionais estão habilitados a fazer harmonização facial? Somente profissionais da área da saúde, com formação ou especialização em saúde estética podem fazer a harmonização facial. Contudo, alguns podem realizar procedimentos mais invasivos, como dermatologistas e cirurgiões plásticos.

Justiça Federal garante que os profissionais podem atuar normalmente com botox, preenchimentos e outros procedimentos que já foram autorizados pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) Mais uma vitória da Biomedicina Estética.

Dentre as áreas citadas, as atividades de Reprodução Assistida possuem o maior salário médio do mercado, com um valor médio de R$ 7.400,00. Tal setor faz parte da Biomedicina Embriologista.

Assim, com o estabelecimento de um piso salarial de R$4800,00 os profissionais atuantes poderão encontrar melhores condições salariais condizentes com a contribuição oferecida.

Para realizar a especialização em Biomedicina Estética, há necessidade da conclusão do curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Biomedicina, em geral, apresenta bacharelado como o tipo de formação com duração média de quatro anos (oito semestres) aos estudantes.

O primeiro passo para entrar nesse ramo é cursar uma graduação em biomedicina. No entanto, é importante pontuar que apenas a graduação não habilita os profissionais para atuar na área da estética.

Sendo assim, para atuar na área de biomedicina estética, você vai precisar se especializar no segmento através de uma pós-graduação na área de biomedicina estética ou fazendo outra especialização que possua uma carga horária de 360 horas, no mínimo.

A atuação dos biomédicos está amparada legalmente pela Lei 13.643/18, que regulamenta a condução de procedimentos estéticos. Ela declara, de forma bastante cristalina, que um profissional habilitado em curso específico pode realizar procedimentos estéticos.

Boa notícia para quem quer seguir pela área da Biomedicina: a carreira está muito bem no mercado e tem perspectivas de crescer ainda mais! Especialistas apostam que os ramos da Biomedicina ligados à busca pela cura das principais doenças e às questões de reprodução humana estarão em alta nos próximos anos.

Estudar Biomedicina é difícil? Por ser uma graduação da área da Saúde, você desenvolverá noções de Fisiologia, Anatomia, Química e Análises Clínicas. Mas se tem dúvidas se Biomedicina é um curso difícil, saiba que quando o estudante desenvolve empatia pelos assuntos estudados, ele se torna fácil.

Muita gente se pergunta se é fácil conseguir emprego na área. Mas não há uma resposta pronta sobre esse questionamento. O mercado de trabalho para Biomedicina está aquecido, e provavelmente continuará por um bom tempo. Afinal, essa é considerada uma das profissões do futuro.

O curso de Harmonização Facial é para os profissionais da saúde que buscam a independência financeira através de uma técnica segura e eficaz. Entre eles, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, biólogos e médicos. E também para estetas que querem ter uma rápida evolução na área da Saúde Estética.

Em primeiro lugar é importante saber que somente algumas profissões têm autorização para atuar na área, são elas: medicina, biomedicina e odontologia. Os dentistas, por exemplo, foram autorizados apenas em 2019, após a Resolução 198, do Conselho Federal de Odontologia.

Procedimentos estéticos invasivos, como os preenchimentos faciais, são procedimentos que devem ser realizados por médicos, especificamente cirurgiões plásticos ou dermatologistas, que são os profissionais preparados para a realização desses procedimentos com segurança.

Quais são as pós-graduações mais bem remuneradas na biomedicina?

  • Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular. ...
  • Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. ...
  • Pós-graduação em Auditoria Biomédica. ...
  • Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica.

Quem faz Biomedicina não recebe o título de médico. O biomédico só será chamado de doutor caso realize um doutorado na área, ao contrário, receberá apenas a titulação de bacharel em Biomedicina. Se optar por se especializar em algum segmento, será chamado de especialista.