Quem fez endoscopia pode trabalhar?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

O que esperar depois da endoscopia? Durante o período de recuperação, o paciente normalmente fica sob observação por um período de 1 hora após o procedimento. É comum que o paciente sinta-se cansado ou sonolento durante este período devido aos medicamentos utilizados antes do exame.

Não realizar tarefas que necessitem de atenção ou reflexos nas 12 horas seguintes à realização da endoscopia com sedação, tais como dirigir veículos, praticar atividades físicas (musculação, futebol, vôlei, corridas, etc), cuidar de crianças, operar máquinas ou ferramentas motorizadas / perigosas, manipular materiais ...

O paciente tem direito a um atestado médico que o afastará do trabalho por todo o dia. O atestado deverá ser solicitado ao médico realizador da endoscopia no momento da entrevista pré-exame.

Para minimizar as chances de efeitos colaterais e também acidentes é importante que o paciente atente-se às recomendações médicas para a recuperação da endoscopia. Normalmente, a indicação é que o paciente tire o restante do dia após o exame para repouso, sendo necessárias, ao menos, 8 horas de descanso.

MITO – Como acabamos de falar, a anestesia é bem simples, sendo feita por meio de um spray aplicado diretamente na garganta ou por medicação na veia, que permite ao paciente relaxar e adormecer durante o procedimento.

Normalmente um dia de atestado é suficiente. Não se. esqueça de levar um acompanhante.

Após o exame, normalmente o paciente não apresenta sintomas, sendo raras as manifestações de náuseas, desconforto na garganta e dor abdominal, sintomas estes que melhoram sem tratamento em algumas horas. A equipe da endoscopia irá informá-lo(la) caso exista algum cuidado especial não previsto antes do exame.

O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas se recomenda não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

– Após a endoscopia, é necessário permanecer de 30 a 40 minutos em repouso. – Ficar repousando até que se sinta perfeitamente bem. – Após a cessação do efeito da anestesia na garganta (cerca de 30 minutos após o término do exame), pode-se ingerir alimentos leves e mornos.

Logo após o exame de endoscopia é possível uma alimentação normal. No dia do exame é melhor manter uma dieta mais leve e evitar exageros. À disposição!

O que devo fazer após o procedimento ? Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10-30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto desconforto no estômago.

Quando necessário, a endoscopia inclui a realização de biópsias, a avaliação e o tratamento de hemorragias, dilatações, ressecção de pólipos, ressecção de tumores precoces, realização de gastrostomias, entre outros procedimentos, sendo que todo o material colhido segue para análise.

Os sintomas mais comuns após a colonoscopia são o sentimento de estar estufado e gases, os quais devem passar em alguns momentos após a colonoscopia. É recomendado que o paciente não dirija, não retorne ao trabalho e evite o consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame.

A sedação para a endoscopia é feita por meio da aplicação do medicamento na veia do paciente. Ela é leve e sua dosagem pode variar conforme a idade e o biotipo da pessoa analisada. No entanto, se o objetivo do procedimento for terapêutico, ela se torna mais profunda para evitar problemas.

Normalmente, o valor da endoscopia varia de R$ 415 a R$ 1.200, a depender da clínica e do que será investigado durante o exame. O exame também pode ser realizado pelo SUS, mas muitas vezes é preciso esperar um longo período até conseguir fazer a endoscopia dessa forma.

O tempo de duração depende do procedimento a ser realizado. O exame de endoscopia leva, em média, de 3 a 5 minutos, tempo que pode ser alongado caso seja verificada alguma alteraçao, mediante a necessidade de biopsias ou do tratamento de algum sangramento, corpo estranho ou outras lesoes.

Esse medo gera ansiedade, que pode prejudicar a realização do exame. A sedação, o fato de o aparelho filmar o estômago, a recuperação e os riscos são os receios mais comuns.

Após retirada da sedação alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

Por isso, podemos dizer que o efeito de um sedativo pode ser de 10 a 80 horas.

"Quando se retira pouco a pouco a sedação e a pressão volta ao normal, o paciente sai do coma induzido, voltando ao seu estado clínico base. Pode acontecer de ele continuar em coma, ou acordar progressivamente", explica o médico. Ao sair do coma, os pacientes continuam sendo acompanhados com atenção pelos médicos.