Quem fica com os negócios de Zé Leoncio?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na reta final da novela em 1990, José Leôncio se acertou com os três filhos e deixou o comando dos negócios nas mãos de Jove (Marcos Winter/Jesuita Barbosa), Tadeu (Marcos Palmeira/José Loreto) e José Lucas (Paulo Gorgulho/Irandhir Santos).

'Pantanal': Filó vira sócia e herda fortuna de José Leôncio.

Com dores no peito e sentindo-se cansado, José Leôncio vai resolver fazer o testamento em Pantanal. O fazendeiro vai fazer o documento colocando seus bens para as pessoas que estavam com ele durante toda vida, entre elas, sua companheira de 20 anos, Filó.

O encerramento de Pantanal garantiu um final agridoce para Filó (Dira Paes). Ela se despediu do amor de toda uma vida, José Leôncio (Marcos Palmeira), que, por sua vez, “morreu”, para se tornar o Velho do Rio.

O primeiro a deixar a raia é José Lucas. O caminhoneiro afirma não se considerar digno para ficar com o artefato e chega a dizer para Tadeu que ele é quem mais merece ficar com a sela. Apesar do rapaz ficar feliz com o comentário feito pelo irmão, ela ainda prefere que os três disputem o item.

O peão fica arrasado ao descobrir que não é filho biológico do Rei do Gado após ouvir uma conversa entre José Leôncio e Filó (Dira Paes). Revoltado, o jovem vai embora sem se despedir de ninguém.

Qual filho do Zé Leôncio morre na novela Pantanal? Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela.

José Leôncio morrerá tragicamente no final de Pantanal.
Na verdade, seu corpo físico deixará de existir, mas seu espírito terá um desfecho diferente. Após a morte, ele finalmente ficará cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado). Assim, se dará conta que a entidade é realmente o seu pai.

No capítulo da novela 'Pantanal' dessa segunda-feira (5), José Lucas foi atingido por um tiro disparado por Solano, assassino de aluguel contratado por Tenório. O filho de José Leôncio ficou entre a vida e a morte. Escrita por Bruno Luperi, a trama é baseada na novela original de autoria de Benedito Ruy Barbosa.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais.

Velho do Rio morre e José Leôncio toma o seu lugar.
Assim como na Pantanal de 1990, o poderoso aparece de mãos dadas com a filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove e com o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater).

10 de dezembro de 1990

Em pleno aniversário de Jove (Jesuíta Barbosa), ele anunciou que o famoso item de Joventino, seu velho pai, ficará com apenas um deles: o vencedor de uma corrida de cavalos.

José Lucas é quem vai vencer, segundo a entidade
Dessa vez, o cramunhão assume a voz do peão e avisa quem será o vencedor da disputa pela sela de prata que pertenceu ao velho Joventino, deixando claro que o vencedor é José Lucas (Irandhir Santos).

Ainda assim, com o tempo, José Leôncio acaba aceitando a decisão tomada pelos seus três filhos. Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos.

O velho - que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.