Quem financiou os artistas e estudiosos do Renascimento?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Os mecenas, ricos (reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses) que financiavam as artes, foram essenciais para o desenvolvimento da arte renascentista desse período. Saiba mais sobre o Mecenato.

Os mecenas, que eram os patrocinadores, dedicavam apoio financeiro para a literatura, produção teatral, ciências, esculturas, pinturas. Um tipo de vínculo que beneficiava os artistas, muitos daquele período passaram a viver somente desse ganho, e facilitava a expansão das obras.

O mecenato é originariamente uma prática de estímulo à produção cultural e artística, que consiste no financiamento de artistas e de suas obras. Além disso, os artistas passavam a viver exclusivamente desse incentivo, ganhando ainda proteção política e prestígio social.

Resposta verificada por especialistas. A burguesia financiou diversas atividades culturais, inclusive as obras renascentistas.

Eles faziam isso para ganhar status. Conseguiam uma grande influencia por parte da nobreza que tinha uma boa visão sobre da arte, teorias e invenções. Portanto, eles realizavam o mecenato com a intenção de ganhar status dentro da nobreza e obter conhecimentos sobre o mundo através desses artistas.

Resposta. A Igreja católica não permitia que os burguese comercializassem (mercantilismo),então os burgueses financiaram aqueles que eram contra a Igreja.

Os mecenas financiavam os artistas renascentistas pois essa era uma forma de obter reconhecimento e prestígio na sociedade da época, gerando destaque entre os mais altos e influentes ambientes sociais.

No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.

Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. Um dos melhores exemplos de mecenas é a família Médici.

Resposta. Resposta: o mecenas eram homens com grandes prestigio, ex: reis, burgueses... e financiavam a arte, eram uma especie de protetores da arte. eles se valiam da arte para ´´limpar´´ a imagem deles, ou para enaltecer a sua imagem.

Assim, a Semana de Arte Moderna foi amplamente financiada pela elite cafeeira, que tomou a frente do evento que teria projeção nacional.

Resposta: Foi a burguesia. Eles financiavam as obras dos artistas, que era conhecidos como mecenas. A burguesia financiou diversas atividades culturais, inclusive as obras renascentistas.

A burguesia ganhava prestígio social ao incentivar a arte renascentista, isso porque expressava para sua possível clientela que era contrária aos contextos medievais e limitantes até então vigentes, gerando, assim, confiabilidade, pois, em suma, era favorável aos avanços em todas as áreas.

A burguesia patrocinava as artes com o objetivo de implementar e difundir um novo estilo de vida e cultura, além de buscar o prestígio social.