Quem foi a esposa de Pixinguinha?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Albertina da Rocha, a Betty, era a estrela da Companhia Negra de Revista e com Pixinguinha teve um filho adotivo, chamado Alfredo da Rocha Vianna Neto, conhecido como Alfredinho.

Lista de Personalidades Negras – Alfredo da Rocha Vianna Filho – PIXINGUINHA. Alfredo da Rocha Vianna Filho (nascimento – 23 de abril de 1897 – 04 de maio de 1897 e falecido em 17 de fevereiro de 1973).

1927. No dia 5 de janeiro, Pixinguinha se casa com Betty.

  • Pixinguinha
  • Otávio de Sousa

Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”.

Catumbi

Natural do Rio de Janeiro, Alfredo da Rocha Vianna Filho – Pixinguinha, nasceu em 23 de abril de 1897. Cresceu no bairro do Catumbi, Santa Teresa e, desde criança, esteve em contato direto com a música.

4 de maio de 1897

Vem de quiasmo, figura de linguagem em que os elementos são dispostos de forma cruzada. Deriva da letra grega X (chi). Padrão quiástico = padrão em que as palavras ou frases são dispostas de forma cruzada.

igreja Nossa Senhora da Paz

Ele sofreu um infarto durante um batizado na igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Desde criança, Pixinguinha teve muito com contato com a música e já integrava o conjunto de se seu pai em bailes familiares e em serenatas. Ele cresceu e se tornou uma das maiores figuras da história da cultura do Brasil.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Eis alguns vascaínos: Pixinguinha, Clementina de Jesus, Nélson Cavaquinho, Ismael Silva, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Edu Lobo, Francis Hime, Jamelão, Gutemberg Guarabira, Xangô da Mangueira, Zé Keti, Lúcio Alves, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Dóris Monteiro, Araci de Almeida, Luiz Gonzaga Junior, Rui e Magro ...

A turnê é um presente para os fãs e também para os seis filhos do casal, Sarah Sheeva, Zabelê, Nãna Shara, Pedro Baby, Khrisna Baby (o Xaxá) e Kriptus Baby (o Pitito) – Pepeu tem ainda Isabela, com a segunda esposa, Simone, e adotou o enteado, Felipe, que toca em 140 Graus.

A compositora e regente carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935) destaca-se na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no país pelo seu pioneirismo. A coragem com que enfrentou a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causou escândalo em seu tempo.

Foram encontrados nada menos do que 88 manuscritos de músicas de Pixinguinha feitos por Arnaldo Corrêa, o mais antigo deles datado de 08/12/1915 (a música “One step”).

Pixinguinha

A valsa “Rosa” foi composta em 1917 pelo maestro, compositor, arranjador e músico Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, e gravada no mesmo dia que outro grande sucesso, “Carinhoso”. Instrumental, a canção recebe sua letra icônica alguns anos depois.

Pixinguinha

O legado de Pixinguinha, músico que nasceu há 124 anos e que morreu em 1973, está no coração brasileiro em versos antológicos de amor, como em Carinhoso (de 1936), ou em Rosa (Tu és divina e graciosa/ Estátua majestosa do amor/ Por Deus esculturada (…)”.

essa música estourou em 1972, Composição: Pedrinho. e Helvilar, e até hoje faz sucesso, é uma música muito. lembrada.

Nos anos de 1950, o Choro perdeu seu espaço para a Bossa Nova, mas se manteve presente na produção de vários músicos da MPB. Em 1970, foram criados os Clubes do Choro, revelando novos conjuntos de todo o país.