Quem foi a pessoa que mais orou na Bíblia?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23). Inclusive, o próprio Deus fala de Abraão como uma pessoa que intercedia pelos outros (Gênesis 20:7).

6 orações contidas na Bíblia

  • #1 Josué: convicção e fé
  • #2 Ana: sinceridade e fidelidade.
  • #3 Davi: arrependimento e humildade.
  • #4 A oração que Jesus nos ensinou.
  • #5 A oração de Jesus por nós.
  • #6 Estevão: um clamor pelos outros.

Na verdade, Ele orou três vezes. É muito instrutivo para nós prestarmos atenção a sua atitude de oração. Como podemos ver, ele expressou seu desejo a Deus ("afasta de mim este cálice"), mas ao mesmo tempo Ele pediu para que a vontade de Deus fosse feita ("não seja porém como eu quero, mas como Tu queres").

Por que Elias teve que orar sete vezes? Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

O apóstolo Paulo orou três vezes... - Defensores do Evangelho | Facebook.

A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.

Quando o ser humano começou a orar? Quem fez a primeira oração? A última frase de Gênesis 4 registra que, logo após o nascimento de Enos, começou-se “a invocar o nome do Senhor” (Gn 4.26). Embora o verbo “invocar” pareça sinônimo de cultuar ou adorar, em outros textos ele é sinônimo de clamar ou orar.

Eu venho a Ti, Senhor Jesus, como a meu Libertador. Tu conheces todos os meus problemas, todas as coisas que me amarram, que me atormentam, corrompem e incomodam.

O maior exemplo de uma vida de oração
Contudo, em Jesus encontramos o nosso maior exemplo de uma vida de oração. Mesmo sendo o Filho de Deus, nosso Senhor não dispensava a prática da oração. A Carta aos Hebreus destaca o fervor com que Jesus orava ao Pai (Hebreus 5:7).

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10). Na realidade o ponto em questão não é quantas vezes oramos, mas sim, se vivemos diante da presença de Deus em comunicação aberta com Ele. José, Moisés, Daniel são alguns exemplos de pessoas que tinham a percepção da presença de Deus.

Ore sem cessar
A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

4 Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 5 nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

O altar de Elias recebeu fogo do céu enquanto o de Baal foi apagado. Os profetas de Baal foram eliminados e Elias disse ""vai chover"" e choveu mesmo.As chuvas do Senhor com fortes ventos trouxeram água para irrigar a dar vida ao Israel devastado.

Oração de Davi. 1 Ouve, Senhor, a justiça, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. 2 Venha o meu juízo de diante do teu rosto; os teus olhos vejam a retidão.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

“Sete vezes no dia eu Te louvo” (verso 164). Davi descobriu que louvar a Deus pela manhã e ao final da tarde, não era suficiente. Ele sentiu que precisava louvar a Deus muito mais.