Quem foi Ben-Hur na história da Bíblia?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Ben-Hur era um mercador rico que vivia em Jerusalém com a mãe e a irmã e era uma figura respeitada pelo poder romano. Era amigo do governador Messala, embora, devido a divergências políticas, a amizade tivesse esfriado.

"Ben-Hur - Uma história dos tempos de Cristo" é um romance épico que narra a história de um homem nobre, íntegro e bondoso, que, após ser traído e acusado injustamente por seu amigo de infância e irmão adotivo, Messala, sobrevive por anos como escravo, alimentando a dor, o ódio e o desejo por vingança.

Hur era um israelita de destaque na época da peregrinação do povo de Israel pelo deserto. Ele é mencionado de forma proeminente no episódio da batalha em Refidim. Naquela ocasião os israelitas tinham travado uma guerra contra os saqueadores amalequitas (Êxodo 17:10,12).

A história passa-se na época do Império Romano, na província da Judeia, onde havia a perseguição aos judeus, que deixaria marcas profundas na História da Humanidade. Esta longa-metragem foi realizada por William Wyler e tem como ator principal Charlton Heston, que fez o papel do príncipe judeu Ben-Hur.

Foi morto pelo povo enquanto tentava impedir a criação do bezerro de ouro, e Deus o recompensou pela sua fidelidade, escolhendo seu neto Bezaleel para a criação da Arca da Aliança. Um homem que juntamente com Arão sustentava as mãos de Moisés em Refidim (Êx 17.10).

Foi Jetro, que era um nobre príncipe, sumo sacerdote de Midiã e justo portador do sacerdócio, quem concedeu o Sacerdócio de Melquisedeque a Moisés (ver D&C 84:6; Tradução de Joseph Smith, Êxodo 18:1; Guia para Estudo das Escrituras, “Jetro”).

Em tempos de ódio, preconceito e rancor que o mundo vive atualmente, o filme Ben-Hur chega aos cinemas para trazer uma mensagem forte sobre perdão e generosidade. Dirigido por Timur Bekmambetov, o filme é uma releitura do original de 1960, com uma linguagem contemporânea e fluída.

Ben-Hur é um filme épico norte-americano de 1959 dirigido por William Wyler, produzido por Sam Zimbalist para Metro-Goldwyn-Mayer e estrelado por Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd e Hugh Griffith.

A história é a do nobre judeu Judah Ben-Hur. Ele vive nos tempos de Cristo (um coadjuvante na trama) e cresce na Judeia ao lado do melhor amigo, Messala.

Joquebede, a mãe de Moisés, elaborou um plano ousado para salvar o seu filho. Ela colocou-o num cesto tecido que podia flutuar. Ela cuidadosamente escondeu a cesta entre os juncos do Rio Nilo e designou Miriam, a irmã mais velha de Moisés, para vigiá-lo secretamente.

3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os levaram a Aarão. 4 E ele os tomou das suas mãos, e deu forma ao ouro com um buril, e fez dele um abezerro de fundição.

Arão: Significa “montanhês”, “o elevado”, “o exaltado”. Tem origem no hebraico Aaron, a partir de hâr-ôn, significa “montanhês”.

Significado do nome: Ben-Hur

  1. Home>
  2. Ben-Hur.

Watch Ben-Hur | Netflix.

A atuação do messias seria semelhante a de um pastor. É interessante constatar que o termo pastor, no AT, era também um título real e governamental. Isso significa que o messias, anunciado no AT, também carrega algumas características da realeza (conforme Ezequiel 34).

  • Oscar de Melhor Filme
  • Oscar de Melhor Ator
  • Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
  • Oscar de Melhor Direção
  • Oscar de Melhor Trilha Sonora Original
  • Oscar de Melhor Mixagem de Som

Os cristãos o conhecem como o Messias, mas a história revela um homem cercado de mistérios. E para o desespero dos céticos, os registros são incontestáveis quanto à sua existência: ele foi um camponês pobre do primeiro século que andou pela palestina romana e incomodou políticos, reis, sacerdotes e pagãos.

Ben-Hur: Significa “filho de Hur”. Ben-Hur é um nome patronímico que tem origem hebraica. Significa “filho de Hur” uma vez que é formado pela partícula ben, que significa “filho”. Quanto a Hur, trata-se de um personagem bíblico; era o esposo de Miriã - a irmã de Moisés.

Êxodo 17:12 NTLH
Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os seus braços ficaram levantados até o pôr do sol.

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.