Quem foi na Bíblia que se vestiu de pano de saco?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Acabe usa veste de pano de saco e decide se humilhar a Deus.

O pano de saco, conhecido como Sackcloth é um tipo de pano grosso e solto. Em sua maioria das vezes, ele é feito por pelo de cabra preta, para demonstrar períodos de luto ou de arrependimento. Este tipo de roupa era muito desconfortável, e era uma demonstração física daquilo que se sentia, perda, dor e arrependimento.

Quando uma pessoa era confrontada pelo seu pecado, rasgava-se suas roupas trocando por pano de saco. Colocava-se então, cinza sobre a cabeça, muitas vezes acompanhada de jejum e oração (Ester 4: 1-3; Neemias 9:1; Daniel 9:3; Isaías 58:5; Lucas 10:13). Saco e cinzas significam, portanto, uma posição de arrependimento.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade. Arão ouve o alvoroço provocado pelas orações e fica impactado com a quantidade de pessoas louvando.

Os ninivitas adoravam muitas divindades. Entre elas, havia Dagom, ídolo metade homem, metade peixe. Além disso, na antiga língua acadiana, o nome Nínive tem relação com a palavra peixe.

Com ele faziam-se roupas rústicas que as pessoas vestiam em sinal de tristeza e pesar. O que as pessoas de Nínive fizeram para se arrependerem? (Jonas 3:5, 8. Elas reconheceram que tinham agido mal, oraram a Deus e abandonaram suas maldades.)

O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles. Então, embarcou em um navio para ficar longe de Nínive.

A Bíblia fala da estola sacerdotal no Antigo Testamento. As vestes do sumo sacerdote eram feitas de linho simples (1 Samuel 2:18; 2 Samuel 6:14), como o eram as vestes de todos os sacerdotes. A estola, porém, era feita de "ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido" (Êxodo 28:6).

Eclesiastes 9:8 ARC
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

os Naquela época, os israelitas mais velhos ainda se vestiam de modo tradicional, os homens usando solidéus [pequeno círculo de pano que cobre a cabeça masculina como forma de respeito à presença Divina] ou chapéus e, pelo mesmo motivo religioso, as mulheres cobriam seus cabelos com perucas ou lenços.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Uma túnica de várias cores demorava muito tempo para ser produzida e custava muito caro. A ideia dessa vestimenta era que todos que olhassem para quem estivesse a vestindo entendesse a importância daquela pessoa pois quem usava a túnica colorida seria o herdeiro do patriarca.

Vestir-se com pano de saco e sentar-se nas cinzas é uma das expressões que acompanham diversas passagens proféticas do Antigo Testamento. Trata-se de um apelo de conversão profunda que desafia o coração humano – lugar mais recôndito da pessoa – a se abrir a radicais mudanças.

Bartimeu era um mendigo cego que vivia em Jericó.
Movido pela fé e esperança, Bartimeu começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Mesmo quando as pessoas o repreenderam, ele continuou a chamar por Jesus.

Existe alguma simbologia na capa do cego Bartimeu? Sendo Bartimeu cego, e mendicante, tudo o que possuía era sua capa. Ao ouvir que Jesus o chamava, ele não pensou em seu único bem (a capa). Largou-a e imediatamente e foi ter com aquele que poderia fazê-lo voltar a enxergar.

A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.

1 Pedro 3: 2-5. Outra questão que deve ser frisada é a falsa modéstia. De nada adianta estar coberta da cabeça aos pés e ter atitudes que levem ao pecado ou à hipocrisia. Então, para estar vestida de acordo com os preceitos cristãos, a mulher deve seguir uma linha tênue e além da modéstia ser também discreta e decente.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.