Quem foi o autor do Salmo 51?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

profeta Natã

1 Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba. Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim.

Quando nos arrependemos, quando confessamos e abandonamos nossos pecados, o Senhor diz que não Se lembra mais deles (ver Doutrina e Convênios 58:42–43). Não significa que Ele Se esqueça; em vez disso, de uma forma extraordinária, parece que Ele opta por não Se lembrar deles e nós também não precisamos.”

É aqui que entra o versículo 5, Davi sente-se tão longe da intimidade com Deus, isto é, como se jamais tivesse estado em comunhão com ele. Quando Davi olha para seus próprios pecados desprezíveis, ele não pode imaginar jamais ter andado com Deus.

Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.

Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Um sofrimento que Davi sentia especialmente quando não havia confessado seu pecado, e que lhe afetava tão profundamente, que acabava não apenas com seu emocional, mas igualmente com seu corpo: “Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.

No salmo 42 o salmista expressa a intensidade da sua sede pela presença de Deus em tempos de angústia. A tristeza havia abatido o seu coração de tal maneira que ele se sentia como se estivesse em uma terra sedenta, em um verdadeiro deserto (v. 2).

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

“Não me lances fora da tua presença” – Estar longe do Senhor significa perder comunhão plena com ele assim como um peixe fora d´água é uma nova criatura longe de seu criador.

há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.

morte de seu filho.

É importante ter fé, acreditar e confiar em você e naquilo que você exerce para o seu melhor. Não necessite ver algo material. Basta confiar, é isso! Acreditar no impossível mesmo que você não veja e crer na sua crença com toda a certeza.

Aquilo que está dentro da nossa alma, do nosso coração, da nossa mente, da nossa vontade precisa ser purificado por Deus. A purificação só acontece quando a queremos, quando a permitimos, quando a buscamos e nos deixamos ser purificados por Deus.

A pureza se conjuga com a santidade, com Deus, com o espírito de Deus que está em nós. “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5,8). Só vê Deus no meio de nós, só enxerga o Reino de Deus, quem tem pureza nos olhos, na alma, no espírito; quem tem pureza de intenção.

1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar.

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas.