Quem foi o fundador da primeira Igreja evangélica no mundo?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

“Evangélico” surge no contexto inglês como uma forma de tomar distância da Igreja da Inglaterra. Assim, evangélicos eram todos aqueles que não concordavam com a Igreja estatal e, para se diferenciarem, passaram a se intitular “evangélicos”.

As 95 Teses de Martinho Lutero constituíam um documento que Lutero afixou na porta da igreja de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517. Este foi o marco inicial do que conhecemos hoje como a Reforma Protestante.

O movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica, iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.

O protestantismo começou na Alemanha em 1517, quando Martinho Lutero publicou suas Noventa e cinco teses como uma reação contra os abusos na venda de indulgências pela Igreja Católica, que pretendia oferecer a remissão da pena temporal de pecados para seus compradores.

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha. Anglicana: fundada na Inglaterra no século XVI, tem sua origem no protestantismo, mas traz elementos da Igreja Católica.

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911.

Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava.

O protestantismo é uma vertente cristã que teve suas origens na Reforma Protestante, com Martinho Lutero. As igrejas protestantes históricas possuíam cultos, doutrina e teologia orientados essencialmente para a ordem, formalidade e racionalidade e procuravam suprimir manifestações mais exóticas do sagrado.

A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

Os protestantes históricos surgiram na Europa, mais precisamente entre a Reforma Protestante do século XVI e o final do século XX.

A insatisfação com as práticas e o debate teológico a respeito da salvação foram os fatores centrais que levaram o monge a posicionar-se. O movimento que Lutero iniciou não visava à separação da Igreja, mas sua moralização.

Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.

Lutero: Significa "guerreiro do povo", "exército do povo". Esse nome possivelmente tem origem no germânico Hlodori, Hlutheri, que é o mesmo que Lotário. Ou é composto pelos termos germânicos liut, que é "povo", e heri, que significa "exército". Suas principais variantes são: Luther (inglês) e Leuthar (alemão).

Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.

Movimento cristão de oposição ao catolicismo
Devido aos protestos causados pelo manifesto de Lutero, em 31 de outubro de 1517, o termo “protestante” ganhou notoriedade, sendo os seus seguidores chamados de “luteranos” ou “evangélicos”.

A pequena igreja dos Santos Cosme e Damiao foi a primeira igreja a ser fundada no Brasil e também é a igreja mais antiga que exite até os dias de hoje.