Quem foi o goleiro do Brasil na Copa de 2018?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Em 2018, o Brasil foi representado pelos seguintes jogadores: Alisson, Cássio e Ederson (goleiros); Filipe Luís, Marcelo, Danilo e Fagner (laterais); Thiago Silva, Miranda, Pedro Geromel e Marquinhos (zagueiros); Casemiro, Paulinho e Fernandinho (volantes); Renato Augusto, Philippe Coutinho, Fred e Willian (meia); ...

Dos 23 jogadores da Copa do Mundo de 2014, apenas três estão no Qatar: o goleiro Manuel Neuer, o meia Mario Götze e o atacante Thomas Müller. Vale destacar que Neuer e Müller foram titulares no 7 a 1 contra o Brasil, enquanto Götze ficou no banco de reservas.

Cássio

Terceiro goleiro na Copa do Mundo de 2018, Cássio, do Corinthians, conhece como poucos a situação do colega de profissão Weverton.

Neymar Júnior

Neymar Júnior
A sensação da seleção tinha 26 anos em 2018. Um dos principais jogadores daquele time, chegou à Copa em sua primeira temporada pelo Paris Saint-Germain, após ser protagonista da maior transferência da história.

Copa 2018 (Rússia) - Brasil 1 x 2 Bélgica
Na última Copa, a seleção foi eliminada pela Bélgica nessa fase de quartas de final. Na ocasião, a famosa "geração Belga" com Hazard, De Bruyne, Lukaku e cia, venceu o Brasil por 2 a 1. Essa foi a primeira copa de Tite no comando da seleção.

relembra quem eliminou o Brasil na Copa de 2018. No último Mundial, a Seleção foi eliminada justamente nas quartas de final pela Bélgica. Com gols de Fernandinho, contra, e Kevin de Bruyne, o país europeu venceu por 2 a 1 e avançou de fase.

Relembre a convocação de Tite em 2018:

  • Goleiros. Alisson (hoje no Liverpool; estava na Roma) Cássio (Corinthians) ...
  • Zagueiros. Geromel (Grêmio) Marquinhos (PSG) ...
  • Laterais. Danilo (Juventus; estava no Man. City) ...
  • Meio-campistas. Casemiro (Man. ...
  • Atacantes. Douglas Costa (LA Galaxy-EUA; estava na Juventus)

Weverton

Weverton foi o melhor goleiro do Brasil pela primeira vez em 2018.

Assine já! Dos 23 chamados em 2017, só cinco nomes não foram depois ao Mundial de 2018: o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Jemerson, os meio-campistas Diego Ribas e Arthur e o atacante Diego Tardelli.

Kylian Mbappé

E, por fim, Kylian Mbappé igualou uma marca de Pelé que já durava 60 anos, e tornou-se o segundo jogador com menos de 20 anos a marcar ao menos um gol em uma Final de Copa do Mundo.

A maior goleada da seleção brasileira em Copas foi o 7 a 1 sobre a Suécia, em 1950, no Brasil. Em seguida aparece o 6 a 1 sobre a Espanha, também no Mundial de 50. Já o terceiro maior placar do Brasil no Mundial foi um 5 a 0 contra o México, na Copa de 1954, na Suíça.

Relembre os vencedores do prêmio de melhor goleiro do The Best:

  • 2017: Gianluigi Buffon (Juventus/Itália)
  • 2018: Thibaut Courtois (Chelsea/Bélgica)
  • 2019: Alisson (Liverpool/Brasil)
  • 2020: Manuel Neuer (Bayern de Munique/Alemanha)
  • 2021: Édouard Mendy (Chelsea/Senegal)
  • 2023: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)

Neymar marcou seu sétimo gol em Copa do Mundo e subiu na lista de artilheiros do Brasil na competição. Os primeros lugares são de ninguém menos que Ronaldo (15) e Pelé (12).

  • Ederson Santana de Moraes
  • Alisson Becker
  • Weverton Pereira da Silva

A convocação de três goleiros passou a ser regra na Copa de 1970, obedecendo ao artigo 26.3 do regulamento do torneio. Em edições anteriores, de todo modo, algumas seleções já haviam chamado um trio, descartando um atleta de linha. No Brasil, a escolha já foi pelos jovens, garotos chamados pensando em Mundiais futuros.

Wilton Pereira Sampaio

Wilton Pereira Sampaio era o árbitro de vídeo na final da Copa do Brasil em 2018, quando o Cruzeiro derrotou o Timão. A CBF escolheu o goiano Wilton Pereira Sampaio para apitar o jogo de volta da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians, na próxima quarta-feira (19), no Maracanã.