Quem foi o mentor de Kardec?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Foi discípulo do educador Pestalozzi, dedicando sua vida às atividades educacionais. Kardec foi o fundador e o codificador do espiritismo.

O Espiritismo
Allan Kardec investigou fenômenos espirituais registrados nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Tomou conhecimento das “mesas girantes” e da "escrita mediúnica", fenômeno que mais tarde testemunharia, e passou a se comunicar com os espíritos.

Começa então a missão de Allan Kardec quando em 1854, ouviu falar pela primeira vez nas "mesas girantes", através do amigo, senhor Fortier, um pesquisador emérito do magnetismo.

Kardec é o filósofo que nos dá melhor definição de alma e espírito. A alma, essência imaterial da vida humana, é em hebraico “nefesh”, em grego, “psykhé”, em aramaico, “naphsha” (vida, si mesmo e Cristo interno) e, em latim, “anima” (vida, alento, ar).

O interesse por esses fenômenos aprofundou seu interesse pelo mundo dos desencarnados, dando origem à obra “O Livro dos Espíritos”. O livro, que hoje fundamenta os ensinamentos do espiritismo, foi o primeiro passo de uma vida inteiramente dedicada ao conhecimento e à explicação dos fenômenos espíritas.

O mentor tem como principal função, a orientação usando o veículo intuição; por isso, o mais importante é confiar nela, respeitá-la e ter fé, assim você conseguirá antever o futuro e se preparar contra qualquer armadilha e outros imprevistos.

Pela Bíblia, o Espírito Santo é como se fosse o coletivo de todos os espíritos.

Francisco Cândido Xavier

Outro nome de destaque na consolidação do espiritismo no Brasil é Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier.

Na época, Hippolyte Rivail teria sido um druida celta morador da região da Gália e seu nome era “Allan Kardec”; daí nasceu o pseudônimo que assumiu pelo resto de sua vida.

o Espiritismo

Em seus estudos, ele afirma que Kardec posiciona o Espiritismo numa posição de ponte entre a Filosofia, a Ciência e a Religião: Como se viu, em suas relações com a ciência, a filosofia e a religião, o espiritismo se coloca como um entre-lugar – um espaço de encontro e reapropriação.

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

Quando ele morreu, vítima de um aneurisma aos 64 anos, no ano de 1869, ele trabalhava em uma obra que procurava explicar as relações entre o magnetismo e o espiritismo. Na época, estima-se que sua doutrina já era seguida por cerca de 8 milhões de adeptos.

As anotações estavam em uma livraria francesa e foram encontradas por um amigo pessoal dela. A pesquisadora disse também que ao analisar as cartas descobriu que Kardec tinha uma filha. “O que ninguém sabia é que ele tinha uma filha, provavelmente adotiva, e essa menina morreu.

- A reencarnação fortalece os laços de família, ao passo que a unicidade da existência os rompe. - Instruções dos Espíritos: Limites da encarnação. - Necessidade da encarnação. Justiça das aflições.

Pode-se dizer que o corpo recebe a impressão, o perispírito a transmite, e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. Obras Póstumas, primeira parte, item 10, p.

Terceira obra da Codificação Espírita, O Evangelho segundo o Espiritismo foi publicado pela primeira vez em 1864, na França. Escrito em linguagem simples e acessível a todas as inteligências, sem figuras nem alegorias, contém a essência do ensino moral de Jesus.