Quem foi o primeiro europeu a pisar na América?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A expedição de Colombo não foi a primeira expedição europeia a chegar à América. Os primeiros europeus a chegarem a esse continente foram os vikings, liderados por Leif Eriksson, um explorador que liderou uma expedição com 35 homens, no final do século X, e chegou à região da Terra Nova, atual Canadá.

O Descobrimento da América aconteceu em 1492, quando o navegador genovês Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou à Ilha de Guanahani, nas Antilhas (rebatizada posteriormente como San Salvador). Colombo acreditava que havia chegado às Índias.

A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses.

No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de "Vera Cruz", que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Quanto aos fino-ugrianos, se acredita que viveram a oeste dos montes Urais, em algum momento entre 8000 a.C. e 4200 a.C. Isso significa que eles estão entre os povos mais antigos que viviam de modo fixo na Europa.

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

A primeira onda da expansão europeia estava explorando o mundo para encontrar novas receitas e perpetuando o feudalismo europeu. Considerando que a segunda onda se concentra no desenvolvimento do sistema capitalismo mercantil e a indústria de manufatura na Europa.

A América foi encontrada em 1492 pelo navegador Cristóvão Colombo. Patrocinado pelos reis da Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, a viagem pelo oceano Atlântico tinha o objetivo de achar as Índias, criando assim uma nova rota comercial.

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Descobrimento da América deu-se com a chegada da expedição espanhola liderada por Cristóvão Colombo à região das Antilhas em outubro de 1492.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

O Sami é o único povo indígena da União Europeia. As lutas indígenas históricas, do passado até hoje, também existem para os Sami, mas diferem das que acontecem na América Latina.

Colonização Portuguesa
O império colonial português foi o primeiro da história global, tendo perdurado quase seis séculos de existência. Iniciou com a Conquista de Ceuta em 1415 e terminou em 1999 com a devolução de Macau à China, tendo existido em 53 países diferentes.

Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil. Desta madeira era extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa, Brasil, que era usada para tingir tecidos.

A Colonização do Brasil aconteceu entre os séculos XVI e XIX, época em que as terras brasileiras abrigavam o Reino de Portugal e sua colônia.

Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai.