Quem foi o primeiro rei egípcio?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Menés

Por volta de 3200 a.C., Menés (também conhecido pelos nomes “Meni”, “Narmer” e “Men”), governante do Alto Egito, realizou o processo de unificação dos dois reinos formados ao longo do Rio Nilo. Por meio desta ação se transformou no primeiro Faraó da história egípcia.

Descontando as redundâncias, são 170 faraós que reinaram no Egito em ao menos 30 dinastias. Normalmente, as dinastias eram divididas por hereditariedade.

Amenhotep III

Riqueza inacabável: Amenhotep III, o faraó mais rico do Egito Antigo.

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

A civilização mesopotâmica é considerada pelos historiadores como um conjunto das mais antigas civilizações. As primeiras formas humanas identificadas na região surgiram por volta do ano 7.000 a.C, no entanto, as primeiras cidades e centros urbanos foram constituídos apenas a partir de 4.000 a.C.

Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito. Quase dois séculos depois vieram os macedônicos, comandados por Alexandre Magno, e derrotaram os persas. Finalmente, retirando Cleópata do trono de faraó, o Egito foi dominado pelos romanos, que governaram por 600 anos, até a conquista Árabe.

Vamos lembrar que os egípcios não eram uniformes: grupos variados se estabeleceram na região ao longo do tempo — de pele mais clara ao norte e mais escura ao sul, e tudo no caminho.

Ramsés II é um dos faraós mais famosos que reinou o Egito na era de ouro. Ele é o terceiro farao mais poderoso da décima nona dinastia do Egito. O rei Seti I deu a coroa ao príncipe Ramsés, que se tornou Ramsés II.

A Maldição do Faraó é a crença de que qualquer pessoa que viole a múmia de um faraó do Antigo Egito cairá em uma maldição, pela qual a vítima morrerá em breve. Trata-se de uma lenda contemporânea, que surgiu no início do século XX.

Tutankhamon

Quem era o faraó mais famoso? Uma das figuras faraônicas mais famosas foi Tutankhamon, que reinou durante o chamado Império Novo. O principal motivo da sua fama é, na realidade, a sua morte prematura, antes de completar 20 anos.

O homem que liderou os destinos do Egito durante 30 anos até em 2011 ser derrubado por uma revolta popular tinha 91 anos. Mubarak tinha 91 anos. Após 30 anos no poder no Egito, em 2011 Hosni Mubarak foi derrubado por uma revolta popular no âmbito da Primavera Árabe.

O segundo maior faraó de que se tem notícia é Ramsés II, de 1,73 metro. O restante da população era ainda menor, com a média masculina de 1,69 metro. Em comparação, a dos Estados Unidos hoje é de 1,76 metro.

Tutancâmon foi um faraó coroado aos nove anos de idade, e morreu aos 19. Pertenceu à 18ª dinastia do período Novo Reino (ou Novo Período do Império).

Análises em raio-X na década de 1960 revelaram que o faraó foi severamente machucado na cabeça, apenas. Assim, a teoria mais aceita era de que ele foi capturado em uma batalha e executado, talvez pelo próprio rei dos Hyksos.

Ptolemeu XV Filópator Filómetor Cesarião (do latim Caesarion, "pequeno César"; 23 de junho de 47 — agosto de 30 a.C.) foi o último faraó da dinastia ptolemaica do Egito Antigo. Era tido como filho da rainha do Egito, Cleópatra VII e do general romano Júlio César.

Monte Nebo, Jordânia

80 anos

Moisés volta ao Egito
Com cerca de 80 anos, Moisés voltou ao Egito para libertar seu povo. Só que o Faraó não estava disposto a fazê-lo, mesmo que Moisés tenha alertado que esse era um pedido de Deus.