Quem foi Sirlei Menezes da Silva?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Júri condena acusado de matar cantor de rap a 12 anos de reclusão. A justiça paulista condenou a 14 anos de reclusão Sirley Menezes da Silva, acusado de matar o rapper Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage. A decisão foi tomada nesta terça-feira (12/7) pelo 1º Tribunal do Júri.

24 de janeiro de 2003

Reside, até 1998, na favela do Canão, no bairro do Brooklin, muda-se posteriormente, com os filhos e a esposa, para as favelas da Paz, do Morro e do Autódromo, todas no bairro de Interlagos, zona sul da cidade de São Paulo.

Em interrogatório, Derlei -que não pôde falar com a imprensa- teria dito que Sabotage foi morto porque, ao se mudar para a favela Paz, começou a vender drogas e passou a concorrer com sua quadrilha. Nas contas da polícia, sete homicídios ocorreram nessa suposta guerra.

Favela do Canão, Brooklin, zona sul de São Paulo.

Morte do Rapper
O crime aconteceu por volta das 5h30, no bairro da Saúde, zona sul de São Paulo, região onde o rapper morava. O corpo de Sabotage foi enterrado no dia 25 de janeiro, no Cemitério Campo Grande.

O segundo crime se refere a sabotagem, que ocorre quando se DANIFICA (deteriorar, inutilizar) ou DISPÕE (vender, ceder a outro) das coisas existentes no estabelecimento. Nota-se que há um especial fim de agir, ou seja, a intenção de quem pratica o ato, que é impedir ou embaraçar o curso normal do trabalho.

Mesmo com uma curta trajetória profissional, o paulistano Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage, –que completaria 45 anos nesta terça-feira (3)– virou um dos ícones do rap nacional.

O rapper Mauro Mateus dos Santos, 29, o Sabotage, foi morto ontem com quatro tiros em uma rua da zona sul de São Paulo. Compositor da maioria das músicas da trilha do filme "O Invasor", Sabotage foi encontrado caído na calçada.

Vontade de cantar — Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, foi um rapper brasileiro.

Considerado uma lenda no movimento Hip Hop, Sabotage começou a carreira em 1998, fazendo parcerias com o grupo RZO [Rapaziada da Zona Oeste].

O barraco deles na favela do Canão não existe mais – a área, na avenida Jornalista Roberto Marinho, virou canteiro de obras do metrô. Crescer nessa quebrada formou o músico e o militante.

Sabotagem. Essa palavra, hoje corriqueira, nasce no século 19, na revolução industrial. A origem é do francês – “sabot”–, nome dado àquele sapato de madeira que os operários usavam, por vezes chamado de “tamanco holandês”.

São Paulo, São Paulo

Sua primeira letra gravada oficialmente foi uma música do Ndee Naldinho. Num baile da Chic Show na zona sul, Sabotage encontro um de seus ídolos [Ndee Naldinho], se apresentou dizendo curtir suas músicas antes de entregar um papel […]. Sabotage contou que havia escrito aquela letra para o Ndee Naldinho cantar.

Nascido e criado na periferia da Zona Sul de São Paulo, Sabotage mudou seu destino quando lançou o primeiro álbum de estúdio, Rap É Compromisso (2000). Com 11 faixas, o disco foi produzido por Daniel Ganjaman, DJ Cia, Tejo Damasceno e Zegon, e lançado pelo selo Cosa Nostra, dos Racionais MC's.

Rio de Janeiro

Complexo do Chapadão é um complexo de favelas da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Está localizado entre os bairros de Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque, todos na Zona Norte do município.

A instituição surge, a princípio, em 1991, a partir da união de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros, ligados ao movimento Hip Hop.

Cidade Industrial, 35.109; Cajuru, 31.011; Sítio Cercado, 14.552; Tatuquara, 9.819; Uberaba, 9.083; Ganchinho, 5.243; São Miguel, 4.450; Novo Mundo, 4.655; Campo de Santana, 3.859; Alto Boqueirão, 4.253; Parolin, 3.506; Abranches, 3.279; Campo Comprido, 3.080; Umbará, 2.933; Cachoeira, 2.747; Butiatuvinha, 2.835; Santa ...

Art. 207-A. Estabelecer, com menor de quatorze anos, relação de emprego ou trabalho, submetendo-o a tarefas de qualquer natureza. Pena – Reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.