Quem foram os icamiabas?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Icamiabas ou iacamiabas (do tupi i + kama + îaba, significando "peito partido") é a designação genérica dada a uma lenda de indígenas que teriam formado uma nação de mulheres guerreiras. Compunham uma sociedade matriarcal, caracterizada por mulheres guerreiras sem homens.

As amazonas da mitologia grega repudiavam o casamento
Na mitologia grega, a rainha das amazonas era Hipólita. Ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico.

Aqui elas foram retratadas como brancas, de acordo com o relato de Carvajal. Gravura Gravura para o livro Singularidades da França Antártica (1558), de André Thevet.

Segundo a mitologia grega, as amazonas eram filhas de Ares, o deus da guerra.

Uma terceira, ainda, traça o surgimento do nome ao nheengatu - dialeto falado por índios, escravos e europeus na Amazônia - com tradução para 'terra que acaba' ou 'ilha'.

A lenda das amazonas se refletiu em numerosas manifestações da arte e da literatura. Conta a mitologia que Héracles (Hercules) foi encarregado por Admete, a filha de Euristeu, para ir roubar a rainha das Amazonas, Hipólita, que ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico que Ares lhe oferecera como presente.

Inferno verde? Por muito tempo, a região amazônica foi chamada de “inferno verde”. Um local que não permitiria o desenvolvimento de civilizações com grandes populações e tecnologias avançadas.

Etimologia (origem da palavra Amazônia). Por influência de amazonas; do latim amazon,inis; pelo grego amazon, mulher guerreira, que segundo lendas antigas queimava o seio direito para facilitar o uso do arco.

As Amazonas eram uma raça poderosa de mulheres que viviam no apropriadamente chamado Amazônia. Elas acabaram sendo desafiadas pelo guerreiro mais forte dos deuses do Olimpo, Hércules. A rainha Hipólita conseguiu derrotar Hércules usando seu Cinturão Mágico de Afrodite.

Antíope

Foi acompanhado por seu amigo, Teseu, que raptou a princesa Antíope, irmã de Hipólita, um incidente que levou a uma invasão retaliatória da Ática na qual Antíope morreu, lutando ao lado de Teseu contra suas compatriotas.

Hipólita

Hipólita é uma personagem da mitologia grega, rainha das amazonas, filha de Ares e da rainha Otrera e irmã de Pentesileia, Melanipe e Antíope. É conhecida por possuir um cinturão mágico, cuja obtenção foi o nono dos Doze Trabalhos de Hércules.

O termo amazona também era (e é) utilizado como feminino de cavaleiro, mas predominantemente para designar a senhora que montava a cavalo, de lado, com uma saia comprida. Durante a época medieval, não era considerado próprio uma senhora montar normalmente.

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...

As Amazonas eram mulheres guerreiras da Capadócia. Não admitiam homens na sua presença, mas recebiam, cada uma delas, um homem uma única vez por ano. Sacrificavam os filhos varões, mas criavam com todo o carinho e cuidado as filhas que delas iam nascendo.

A mitologia das amazonas
Conta a mitologia grega das amazonas que sua comunidade não aceitava homens, mas uma vez por ano elas saíam para terem relações sexuais para engravidar, a fim de terem filhos para preservarem seu povo. Quando nasciam filhos homens, ou eram mortos ou enviados aos pais.

Algumas versões dos mitos que envolvem as amazonas mostram que elas se encontravam regularmente com membros de tribos vizinhas em dias e horários programados, para engravidarem. Se a criança nascesse menino, elas entregavam para outras tribos ou simplesmente os matavam.

Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras.

"A Amazônia é uma grande terra de ninguém, uma grande bagunça. Lá acontece de tudo, ninguém vê nada", afirmou a cantora. O comentário vem dez dias depois dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips serem encontrados na região do Vale do Javari, no Amazonas.