Quem fundou a literatura brasileira?

Perguntado por: imoreira6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

As primeiras manifestações da literatura brasileira foram fortemente marcadas pelo modelo literário de Portugal, já que nossos primeiros escritores ou eram portugueses de nascimento ou brasileiros com formação universitária em Portugal.

A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.

Os principais representantes foram: Euclides da Cunha (Os Sertões), Monteiro Lobato (Reinações de Narizinho), Lima Barreto (O Triste Fim de Policarpo Quaresma) e Augusto dos Anjos (Eu e Outras Poesias).

Então, isso responde aos outros questionamentos, para caráter de estudo e pesquisa, a carta de Caminha é o primeiro registro literário produzido em terras brasileiras, portanto, o início da literatura nacional.

A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral. O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo. O texto não literário é objetivo, utilitário e predominantemente denotativo. Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático.

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana. Poesia intimista, visual e marginal.

1º de maio

Comemora-se o Dia da Literatura Brasileira em 1º de maio, pois nessa data, em 1829, nasceu o escritor José de Alencar, autor de inúmeras obras que se tornaram clássicas da literatura nacional, como O guarani (1857), Lucíola (1862) e Senhora (1875).

A literatura brasileira pode ser dividida, genericamente, em duas eras: a Era Colonial, na qual predomina a vertente histórica, e a Era Nacional, cuja vertente é estética.

A literatura brasileira tem mais de 500 anos de história e agrega vários autores famosos, como Machado de Assis e Clarice Lispector. A literatura brasileira alia tradição com inovação e diversidade. A literatura brasileira está sendo produzida desde o ano de 1500, quando Pero Vaz de Caminha escreveu a sua famosa carta.

Trovadorismo

Trovadorismo - Foi o primeiro movimento dentro das escolas literárias. O trovadorismo se baseou na literatura e poesia, durante o século XI, na idade média. Teve início na Europa, e deu o ponta pé inicial para as seguintes manifestações literárias.

O autor é aquele que escreve e publica seus livros, despertando assim o desejo e interesse de leitores por sua obra, e passa a ser reconhecido no mundo literário. Ou seja, além do interesse pela escrita, também há um interesse mercadológico.

John Ronald Reuel Tolkien

Este mês de janeiro marca os 130 anos do nascimento do escritor, filólogo e professor universitário britânico John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J.R.R Tolkien. Considerado o pai da literatura fantástica moderna, o autor possui uma vasta obra literária, com mais de 40 livros publicados.

A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

1 - Rei Arthur: É certamente um dos mais influentes reis do mundo ficcional, visto que o mito entre buscas de registros históricos, se consolida muito mais através das mais diferentes visões sobre o nobre, numa grande profusão de obras envolvendo Arthur e sua távola redonda.

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.