Quem ganhou o Oscar de Fernanda Montenegro?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 3 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Gwyneth Paltrow diz que vitória no Oscar em cima de Fernanda Montenegro fez mal para ela | Premiação | Monet.

Foram necessários 15 anos foram para o país voltar à premiação. "Orfeu Negro", baseado na peça "Orfeu da Conceição", de Vinícius de Moraes, garantiu a primeira estatueta para um filme em língua portuguesa premiado pelo Oscar, mas não a primeira brasileira.

Fernanda Montenegro, de 92 anos de idade, relembrou o momento em que perdeu o Oscar em 1999 pelo papel em Central do Brasil. Ela concorreu na categoria de Melhor Atriz com Gwyneth Paltrow, vencedora com Shakespare Apaixonado.

Gwyneth Paltrow

Central do Brasil: 25 anos do filme com Fernanda Montenegro, que perdeu o Oscar para Gwyneth Paltrow.

  • Prêmio Emmy Internacional: Melhor Atriz
  • National Board of Review de Melhor Atriz
  • Urso de Prata de melhor atriz
  • Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Atriz Coadjuvante
  • Los Angeles Film Critics Association Award de melhor atriz

Mas o grande destaque foi para o Oscar. O longa foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, marcando a segunda indicação consecutiva do Brasil no prêmio – algo até então inédito. Acabou perdendo para A vida é Bela, filme italiano de 1997.

Décadas depois, nos anos 1990, o Brasil emplacou mais três indicados à categoria: O Quatrilho, de Fábio Barreto (1996), O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto (1998), e Central do Brasil, de Walter Salles (1999).

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962), de Anselmo Duarte
No ano seguinte, foi o primeiro longa brasileiro a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, prêmio criado em 1957. Perdeu a estatueta dourada para 'Sempre aos Domingos', de Serge Bourguignon, representante da França.

Katharine Hepburn é a atriz com mais Oscars, acumulando um total de 4 estatuetas. Trabalhando na era clássica de Hollywood, ela foi premiada por suas atuações em 'Glory for a Day' (1933) e em 1967 por 'Guess Who's Coming to Dinner Tonight'.

O Pagador de Promessas (1962)
Primeiro filme brasileiro no Oscar, O Pagador de Promessas é até hoje o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França.

Cabe ressaltar que, apesar de quatro coproduções brasileiras já terem conquistado a estatueta do Oscar, nenhum dos prêmios foi creditado à brasileiros.

Filmes. O romance de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio), “Titanic” (1997), é o filme mais premiado da história do Oscar.

Pôster oficial da cerimônia. Shakespeare in Love venceu sete categorias, incluindo a conquista de melhor filme. Destacaram-se também Saving Private Ryan com cinco prêmios e La vita è bella com duas estatuetas.

Venceu a categoria "melhor filme" em alguns deles, como os de Havana, Toronto, Guadalajara, Cartagena e Santo Domingo. No Oscar, o mais cobiçado, foi indicado em quatro categorias em um feito inédito no cinema brasileiro: melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

Foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por seu trabalho em Central do Brasil (1998). A indicação também foi histórica, por Fernanda ter sido a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa.

A Dona do Pedaço

Na Globo desde 1965, Fernanda Montenegro fez vários personagens de sucesso. O seu último trabalho na emissora foi o especial Gilda, Lúcia e o Bode (2020), e a última novela foi A Dona do Pedaço (2019).

Fernanda Montenegro venceu o 41º Emmy Internacional, na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no especial de fim de ano Doce de Mãe, da TV Globo. A cerimônia aconteceu na última segunda (25), em Nova York, nos Estados Unidos. A atriz foi a primeira brasileira a receber o prêmio.

Emmy Internacional

AnoCategoriaResultado
2013Melhor AtrizVenceu
2015Indicada