Quem incorpora jurema?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 20 votos

Nos cultos da Jurema temos a figura dos mestres que ocupam a função de líderes, responsáveis pela incorporação de espíritos que curam e aconselham os praticantes, mais conhecidos como “juremeiros”.

Todos os gestos dos Guias têm um objetivo
Quando o Caboclo incorpora ele dá um choque anímico no médium. É comum antes de incorporar o médium ter alguns segundos de medo, insegurança e ficar pensando “vou ou não vou” e com isso ele segura tanto que a hora que incorporar parece mesmo uma explosão.

Além de ser mulher de Dinamite, Jurema também era figura conhecida no futebol carioca por ser a empresária do ex-atacante do Vasco. Fruto do casamento que teve início em 1972, o casal teve duas filhas, Thatiana e Luciana.

Nos cultos da Jurema temos a figura dos mestres que ocupam a função de líderes, responsáveis pela incorporação de espíritos que curam e aconselham os praticantes, mais conhecidos como “juremeiros”.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

Jurema foi uma linda índia, filha valente de Tupinambá. Adotada pelo mundo, foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome, e cresceu forte, bonita, com a formosura da noite e a firmeza do dia.

A Cabocla Jurema é a filha mais velha do Caboclo Tupinambá, possuindo mais duas irmãs chamadas Jupira e Jandira.

Essa beberagem de Jurema é apenas um vinho misturado com cascas e não uma bebida inicática, ok. E apenas um agrado que se faz à linha de caboclos na Umbanda, que por definição, são os juremeiros por excelência.

3) Oração à Cabocla Jurema
Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.

As características ajudam a diferenciar uma coisa de outra, ou uma pessoa de outra. São qualidades particulares que podem ser psicológicas, intelectuais, físicas, entre outras. Como, por exemplo: Carolina é uma menina amável.

A árvore jurema, que dá o nome a religião, possui psicoativos que são ingeridos através de uma bebida nos rituais religiosos e aproxima os participantes ao que é conhecido como 'Cidade da Jurema', que seriam reinos e cidades espirituais.

Catucá

Transcendeu e hoje aparece no culto da Jurema sob três formas. Esse é Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o Rei da Jurema.

Outro personagem importante de todo ritual do Kipupa, e da Jurema, é o fumo feito de tabaco e outras ervas, cada uma com sua função. É através da fumaça que o juremeiro alcança seus desejos: quando quer algo, o catimbozeiro pega o cachimbo, fuma e solta a fumaça.

Jurema é o "mundo espiritual" de onde provêm os encantados que se manifestam nas sessões. Jurema é o "plano espiritual" dos espíritos cultuados na difusa "espiritualidade brasileira", que se apresentam como índios. Jurema é uma índia metafísica.

Indica também a bebida psicoativa feita a partir dos componentes desse mesmo vegetal, utilizada em rituais de comunidades indígenas e naqueles que integram uma parte das religiões de matriz africana; nomeia, ainda, os próprios rituais cujos participantes ingerem a bebida.