Quem inventou a atividade física?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.

Os gregos sempre foram os pioneiros nessa arte do movimento corporal na antiguidade, porém, hoje em dia, não se destacam mais mundialmente, por ser um país pequeno onde os investimentos para tal não são suficientes, que se mantivessem com o destaque que tiveram no passado..

A atividade física era tão relevante na Grécia Antiga que os exercícios físicos faziam parte da Academia de Platão, a primeira escola de filosofia do mundo ocidental. A Grécia também é considerada o “berço dos esportes”, pois foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos.

A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório. A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima. A atividade física é importante para o controle de peso.

Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.

Enquanto no Brasil Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas, o remo foi o principal esporte praticado no país até as primeiras décadas do século XX, quando foram introduzidas as modalidades de natação, basquete, tênis e futebol – populares até os dias de hoje.

No entanto, até a década de 40 esses ambientes não eram conhecidos como “academias” e sim como:

  • Institutos de Modelagem Física;
  • Ou Centros de Fisiculturismo.

Entre eles, está controlar o peso, diminuir riscos de desenvolver doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares) ou atenuar seus sintomas, gerar o fortalecimento muscular e aumentar a sensação de bem-estar. Assim você estará equilibrando sua saúde física e mental.

Atividade física e exercício físico são diferentes? Atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso. Já o exercício físico é uma atividade física mais planejada e estruturada de acordo com um objetivo.

O homem primitivo: Deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.

Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associado a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas com ...

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

A atividade física no Brasil
Quando do descobrimento do Brasil, os indígenas já tinham alguns hábitos de exercitar-se. Nas senzalas, surgiu a capoeira. Mais tarde, no Brasil império apareceram os primeiros tratados sobre a Educação Física. Nas escolas, a disciplina passou a ser aplicada em 1851.

Hoje temos certeza dos benefícios que os exercícios trazem para a saúde, mas nem sempre foi assim. Pode parecer inacreditável, mas no início do século XX as pessoas acreditavam que a prática do exercício físico encurtava a expectativa de vida. Ou seja, quem se exercitava, morria mais cedo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, de acordo com as recomendações atuais, para a população entre 18 e 60 anos (1).