Quem inventou a carta como meio de comunicação?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O envio de cartas é um dos meios de comunicação mais antigos, acredita-se que os egípcios tenham sido os primeiros a utilizar esse meio para a transmissão de informações.

Quem escreveu esse livro? O autor dessa epístola é “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:1).

A comunicação antigamente na sua grande maioria entre remetente e destinatário era através de cartas escritas à mão, mas eram totalmente emocionantes, atualmente são todas eletrônicas, porém, frias e descartáveis. Na era da tecnologia da informação se excluíram as distâncias, o tempo e as emoções.

A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.

A carta surgiu há muito tempo, mas nos séculos XVI e XVII a prática da escrita de cartas se constituiu como um instrumento central de comunicação na sociedade. No Brasil, por exemplo, a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500, é considerada o primeiro documento escrito na história do país.

CARTA – vem do Latim charta , “folha para escrita, tablete”, do Grego khartes, “folha de papiro”, provavelmente de origem egípcia.

As cartas, para além da função comunicacional, informacional e de registro, carregam a afetividade da memória, uma vez que podem ser lidas e relidas reconstruindo a experiência de momentos, lugares e pessoas.

Cartas são utilizadas desde os primórdios para realizar comunicação formal e informal entre as pessoas. Continuamos escrevendo cartas para contar novidades, trocar informações e com elas, conseguimos enviar e receber notícias de familiares e amigos.

Este primeiro encontro histórico dos lusitanos com as novas terras americanas foi registrado na conhecida “Carta do Achamento do Brasil” (ou “A Carta de Pero Vaz de Caminha”), escrita por Pero Vaz de Caminha (1450-1500), em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500.

Como gênero textual, a carta é um meio de comunicação escrita que segue uma estrutura mais rígida que um bilhete, ainda que simplificada em comparação a outros meios de comunicação escrita. Normalmente compõe-se de local, data, destinatário, saudação, corpo, despedida e assinatura.

O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone.

A carta aberta é muito semelhante a uma carta comum, possui remetente e destinatário, data, local e assinatura, bem como uma mensagem direta, direcionada objetivamente do autor para o leitor.

Resposta verificada por especialistas
4- Os autores de uma carta aberta, geralmente são cidadãos. Se caracterizam como pessoas que reivindicam seus direitos.

Cabeçalho e assinatura com local e data – no caso de carta de intenção impressa. Referência ao destinatário – nome e cargo da pessoa e/ou nome da instituição. Corpo da carta com informações relevantes e declaração de interesse – como detalhado nos tópicos a seguir.

As tábuas estavam em Uruk, uma cidade mesopotâmica - e uma das primeiras do mundo - às margens do rio Eufrates, onde hoje fica o Iraque. Ali, desenvolveu-se uma escrita que nenhum especialista moderno conseguia decifrar.

O responsável por escrevê-la é chamado de remetente ou signatário (locutor). Já aquele que a recebe é denominado destinatário (interlocutor). O remetente ou destinatário podem ser tanto pessoas (familiares, amigos, namorados etc.)

A Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal D. Manuel, em 1500 foi o primeiro documento escrito da história brasileira.

Telégrafo. O telégrafo foi criado em 1790 por Claude Chappe, esse aparelho utilizava impulsos eletromagnéticos para enviar mensagens à longas distâncias. A comunicação por telégrafo era feita em códigos e o código morse foi a técnica mais utilizada para esse tipo de comunicação.

Conhecida como o primeiro documento que oficializou a História pós-descobrimento da terra aqui encontrada, posteriormente batizada de Brasil, a Carta em questão foi redigida por Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Álvares Cabral, a qual registrou as primeiras impressões do que aqui foi encontrado.