Quem inventou o instrumento de sopro?

Perguntado por: ejesus2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os instrumentos de sopro são bastante antigos, tendo surgido em culturas milenares. Instrumentos semelhantes à flauta, exemplar mais popular e antigo desta família, têm pelo menos 40 mil anos de existência, sendo encontrados em praticamente todas culturas e em todos os continentes.

De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Theobald Boehm

O alemão Theobald Boehm, em 1832, inventou o sistema moderno da flauta transversal, com a introdução de chaves no instrumento (que também é usada em vários instrumentos de sopro, como o saxofone, por exemplo).

Oboé

Oboé Esse instrumento de sopro tem o mesmo alcance de um soprano e exige que o aprendiz desenvolva controle sobre a embocadura. Outro aspecto determinante é a capacidade de sustentar a respiração enquanto se toca, ao mesmo tempo em que se trabalha o dedilhado para garantir uma melodia rica e agradável.

Desde as flautas dos pastores e ocarinas a fagotes e oboés, os sopros são um grupo de instrumentos muito diferentes entre si. Por vezes, a única coisa que têm em comum é produzir som através da vibração do ar.

Desde quando o Homem se interessa por música? Talvez, essa pergunta consiga ser respondida pelo instrumento musical mais antigo do mundo: a flauta.

Instrumentos de sopro ou instrumentos de vento são instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar.

Cavaquinho
A origem de tal instrumento é portuguesa e chegou ao território nacional pelas mãos de colonizadores. Hoje, é essencial para a cultura do nosso país.

Confira abaixo os quatro instrumentos mais antigos.

  • Orquestra milenar. A música ajudou o Homo sapiens a desenvolver sua cultura.
  • FLAUTA. Idade – Entre 43 mil e 82 mil anos. ...
  • Apito. Idade – Entre 20 mil e 30 mil anos. ...
  • Harpa. Idade – Entre 3.000 e 3.500 anos. ...
  • Tambor. Idade – Entre 4.350 e 7.500 anos. ...
  • Veja também:

Guido de Arezzo

As notas musicais foram criadas pelo monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, que nasceu no fim do século X. Ele organizou esse sistema de notação musical, que é conhecido até hoje.

Johann Christoph Denner

O clarinete foi inventado na Alemanha por Johann Christoph Denner, por volta de 1690, tratando-se de uma derivação de um instrumento mais antigo: o Chalumeau. Para além do Clarinete Soprano (o mais usual) existe na sua família o Clarinete em Mib (Requinta), Clarinete Alto, Clarinete Baixo e Clarinete Contabaixo.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.

A primeira flauta de prata Boehm foi introduzida no Rio de Janeiro por Reichert. Provavelmente tinha sido feita pelo fabricante belga Eugène Albert. Antes da chegada de Reichert ao Brasil, havia muito poucas ou talvez nenhuma flauta Boehm de madeira (para não falar de prata).

O Hino Hurrita nº 6 é a música mais antiga do mundo, uma ode à deusa Nikkal, achada em Ugarit, na Mesopotâmia. Foi composta no período final desta civilização, 3.400 anos atrás e é de fato a música mais antiga sobre a qual sabemos o suficiente para fazer sua reconstrução sonora.

O primeiro instrumento musical do mundo ainda é objeto de discussão entre historiadores, músicos e arqueólogos. Talvez seja uma flauta ou algum tipo de tambor - a discussão é polêmica. Quanto ao último instrumento musical criado, não existem dúvidas: é o futurista violino de 2 cordas piezoelétrico, do estúdio Monad.

A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”.

eufónio

O eufónio parece uma tuba, mas não é. Parece um trompete, mas também não é. É da família dos instrumentos de sopro e metais graves, mas, segundo Marco Martins, tem o som mais bonito.

Ukulele
Além de ter seu manuseio facilitado, pode ser transportado com facilidade e não exige um valor alto de investimento.

guitarra

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.

É difícil precisar a origem dos instrumentos de sopro, mas há proposições de que poderiam ter surgido na pré-história quando, ao soprar ossos ou bambus, os homens perceberam que podiam emitir sons. Em geral, são formados por um tubo no qual a coluna de ar gera vibrações e as ondas se propagam.