Quem investiga homicídio?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) é um dos órgãos de execução da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atua nos trabalhos de polícia judiciária (investigação criminal) e tem por área de circunscrição todo o território da cidade de São Paulo.

Na Polícia Federal, chama-se Agente de Polícia (Agente Federal) muito embora este cargo da PF, além de investigar, detenha também outras atribuições específicas (referentes à natureza daquele órgão), como por exemplo, emitir passaportes, registros de armas, controle de acesso, etc.

É obrigatório que um investigador tenha o diploma em qualquer curso superior.
...
Faça uma graduação na área

  • Psicologia;
  • Investigação Forense e Perícia Criminal;
  • Segurança Pública;
  • Gestão da Segurança Pública e Privada;
  • Ciência Forense;
  • entre outros.

Como regra geral do artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial será concluído em 10 dias se o indiciado estiver preso, e em 30 dias no caso de não existir prisão cautelar.

E o investigador da Polícia Federal, o que ele faz? No caso da Polícia Federal (PF), as investigações geralmente são feitas pelos peritos criminais federais. São os profissionais responsáveis por realizar exames periciais em locais de crime, fazer pesquisas criminais, coleta dados, etc.

A Corregedoria da Polícia Militar é responsável pela análise, investigação, solução e/ou encaminhamento de denúncias de crimes e infrações administrativas praticadas por policiais militares.

O salário médio nacional de Investigador De Polícia é de R$6.350 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Investigador De Polícia na sua região. As estimativas de salários têm como base os 42 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Investigador De Polícia.

Qual o carro que a polícia mais gosta? Resposta: Ronda.

Estados Unidos Nos Estados Unidos, cerca de 400 pessoas são mortas pela polícia a cada ano. O país tem uma forte cultura pela arma de fogo: 88,8 entre 100 americanos possuem um tipo de armamento – número 10 vezes maior que o Brasil, por exemplo.

O perito criminal é um servidor da Polícia ou da Justiça focado na investigação científica de crimes, chamada de investigação forense.

A PRF é uma polícia ostensiva que realiza patrulhas e operações em rodovias federais. Enquanto isso, a Polícia Civil foca nas investigações de cunho estadual ou municipal. Por fim, a PM garante a segurança da população no sentido geral e atua de forma ostensiva.

O que faz um investigador? Esse profissional é um Policial Civil que faz a investigação dos casos, seja coletando evidências e provas, entrevistando testemunhas e "desenvendando" quem são os responsáveis pelos crimes cometidos.

Detetive no setor público
No setor público, a profissão de detetive é oferecida na polícia civil nas funções de investigador ou perito criminal. Enquanto o investigador levanta provas para descobrir o autor de um crime, o perito criminal faz análise científica de vestígios da prática de delitos.

É difícil ser um detetive, muitas vezes estressante, porque costuma exigir um grande esforço físico e mental. Para ter sucesso nessa carreira, você precisa ter: Uma excelente visão. Uma boa saúde geral.