Quem já Morreu em O Bem-amado?

Perguntado por: bgarcia7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Dos intérpretes de personagens jovens do enredo, vários já morreram: Sandra Bréa (em 2000), Carlos Eduardo Dolabella (em 2003), Dilma Lóes (em 2020).

No Brasil, Erasmo Carlos, Gal Costa, Jô Soares, Cláudia Gimenez, Elza Soares, Milton Gonçalves, Olavo de Carvalho, Carlos Eduardo Moreira e Arnaldo Jabor estão na lista de famosos que partiram neste ano.

Na história, o personagem era um tipo tímido, gago e desastrado. O intérprete tinha um macete para fazer com que Dirceu aparecesse vermelho de raiva nos ataques de fúria dele na novela. O segredo era simples: bastava pressionar a garganta por alguns instantes antes de entrar em cena.

A história de Carinha de Anjo, reprise em cartaz do SBT, decorre de uma tragédia com Teresa, mãe de Dulce Maria (Lorena Queiroz) interpretada pela atriz mexicana Lucero. Esposa de Gustavo Lários (Carlo Porto), ela morre em um acidente aéreo, uma queda de asa-delta.

Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado, que foi gravado na histórica cidade de Marechal Deodoro, no ano passado, conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério.

Uma sátira a inúmeras Sucupiras no interior do nosso Brasil, O Bem Amado sobriamente mostra como até o mais correto cidadão pode ser maculado pela corrupção política. E pontuando com uma ironia não tão sutil, tem-se uma atuação magnífica de Marco Nanini em um filme mediano.

A praia de Sepetiba foi o cenário de O Bem-Amado, primeira novela em cores da Globo, em 1973.

O Bem-Amado é uma telenovela brasileira exibida pela TV Globo originalmente de 22 de janeiro a 3 de outubro de 1973 em 178 capítulos. Substituiu O Bofe e foi substituída por Os Ossos do Barão na faixa das 22 horas, sendo a 17. ª "novela das dez" produzida pela emissora.

Trama Principal
O “bem-amado” em questão é o corrupto e demagogo Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), candidato a prefeito de Sucupira, adorado pela maior parte da população.

Um exemplo foi a primeira novela colorida, “O Bem Amado”, que só entrou no ar pela Rede Globo quase um ano depois da data oficial do início do sistema em cores. A novela começou em janeiro de 1973.

Entre as personalidades icônicas que nos deixaram estão o multiartista Jô Soares, as cantoras Elza Soares e Gal Costa, o cantor e compositor Erasmo Carlos e a monarca britânica Rainha Elizabeth II. Na retrospectiva, a Quem selecionou algumas das mortes marcantes de 2022. Confira a lista abaixo.

Dias Gomes

A peça que deu origem a 'O Bem-Amado' foi escrita por Dias Gomes, em 1962, por encomenda de Flávio Rangel, que dirigia o Teatro Brasileiro de Comédia na época.

Zeca Diabo

No final, Odorico Paraguaçu foi assassinado por Zeca Diabo (Lima Duarte/José Wilker) e inaugurou, finalmente, o cemitério, sendo que, de vilão, passou a mártir.

A trama principal de Renascer
Renascer conta a história de José Inocêncio (Antonio Fagundes), um fazendeiro de cacau rico da Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. O gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno.