Quem mais destrói a natureza?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

A principal causa do desmatamento está ligada à ação antrópica, ou seja, à atuação do ser humano no processo de remoção da vegetação. Desse modo, o desmatamento, na maior parte das áreas florestadas, é causado diretamente pelas atividades produtivas desenvolvidas pelo ser humano em sua totalidade.

Homem é responsável direto no aquecimento global, alerta cientista do IPCC. "As mudanças climáticas já são um fenômeno real, inequívoco, com responsabilidade direta do homem, em razão da grande emissão de CO2 (carbono) - potencializada a partir da Revolução Industrial".

Agrotóxicos e suas embalagens, pilhas e baterias, produtos eletrônicos, óleos lubrificantes e suas embalagens, todos contaminam o solo em que são despejados, liberando componentes líquidos que chegam aos lençóis freáticos e até rios e lagos, atingindo também nossas águas.

Os agentes poluidores do ar são: as indústrias, a queima de combustíveis fósseis e as usinas termoelétricas.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos. As mais antigas evidências de vida datam de 3,6 bilhões de anos atrás. Durante os dois bilhões de anos seguintes, a vida se limitou à dimensão bacteriana.

Ushuaia na Argentina, é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais austral do planeta (mais ao sul). É a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica.

É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.

Causas do desmatamento
Alguns exemplos são expansão da atividade agrícola, atividade mineradora, aumento da exploração dos recursos naturais pela procura por matéria-prima, intensa urbanização e aumento das queimadas, acidentais ou intencionais, entre outros.

Como você pode notar, se continuarmos destruindo o meio ambiente os animais e as plantas terão dificuldades para sobreviver, e como nossa vida depende deles, o mesmo acontecerá conosco. E não é apenas porque a destruição da natureza provocaria nossa morte que o meio ambiente é tão importante para nós.

Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso vem a erosão. As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas pela chuva e pelos ventos.

O mundo já aqueceu quase 1,1 grau Celsius no último século e meio. Em cada cenário, disse o relatório, o mundo vai ultrapassar a marca de aquecimento de 1,5 graus Celsius na década de 2030, mais cedo do que algumas previsões anteriores diziam. Segundo os dados, o aquecimento aumentou nos últimos anos.

As principais causas do aquecimento global são: Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa.

Não podemos mais reverter o aquecimento global. Precisamos agora é pensar na nossa adaptação". A afirmação é do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre. Segundo ele, no atual estágio o máximo que a humanidade pode fazer é evitar que o cenário piore.

Na grande maioria das vezes, gestos simples, atitudes corriqueiras de respeito e cidadania são ressaltadas no nosso cotidiano. Ao caminhar por um parque, por exemplo, você com certeza vai esbarrar com placas: não jogue o lixo na grama, não polua os nossos rios.

É urgente que a humanidade mude a rota pela a qual vem conduzindo o planeta. O sistema ultrapassado com que vivemos e fizemos negócios durante décadas está acabando com fauna e flora de maneira avassaladora. Segundo o Índice Planeta Vivo, da WWF, o mundo perdeu 68% de sua população animal selvagem entre 1970 e 2016.

Conheça 5 atitudes simples para preservar o meio ambiente

  • Economize energia. ...
  • Economize papel. ...
  • Tenha um dia vegetariano. ...
  • Desligue a torneira. ...
  • Reduza o consumo de plástico.

Desde jovens ativistas como Greta Thunberg até intérpretes consagrados como Leonardo DiCaprio, entre outros. A seguir, elencamos alguns dos personagens públicos mais comprometidos com a sustentabilidade. A luta contra as mudanças climáticos precisa de referências que promovam a sustentabilidade.

Ecologia: ciência responsável pelo estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Ecossistema: conjunto formado pelos seres vivos e elementos físicos com os quais eles interagem, compondo um sistema funcional.