Quem manda o coração ou a mente?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Hoje sabemos que o cérebro é a base, domínio e comando de todo o comportamento humano, ele gerencia todas as emoções, pensamentos, sentimentos e ações.

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.

A pessoa que pensa com o coração costuma falar de seus sentimentos. É assim que ela cria vínculos com os outros. As pessoas regidas pelo coração curtem a intimidade nas funções interpessoais (como falar de emoções) mais do que as pessoas que se regem pela cabeça, revelam pesquisas sobre o assunto.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como 'marionetes ambulantes'. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.

A principal causa da parada cardíaca é o infarto do miocárdio. Nele, as células de uma determinada região do músculo do coração morrem por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo de sangue subitamente.

Isso porque durante a crise, o corpo entra em um estado que é conhecido como “luta ou fuga”, por isso o coração acelera e falta o ar.

Um estudo do Imperial College London sugere que isso se trata, na verdade, de um mecanismo de defesa do coração ao se deparar com a onda muito forte de adrenalina que costuma acompanhar situações de choque e luto.

1 – Coração acelerado
Durante o estágio inicial do amor romântico (a terminologia científica para a fase de “lua de mel”), o cérebro libera noradrenalina (ou norepinefrina) sempre que estamos perto de um interesse amoroso para nos levar à ação.

Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

Geralmente acredita-se que a mente comanda o corpo, mas investigação recente aponta crescentemente para o contrário. A postura corporal, as expressões físicas e os movimentos influenciam em boa medida o que pensamos e sentimos.

Entre as atividades estão identificar o caráter de alguém, programar o corpo para despertar e associar hábitos rotineiros.

O funcionamento normal do coração é mantido pelo cérebro através de uma intrincada rede de nervos. Além disso, o órgão tem seu próprio sistema nervoso intracardíaco (ICN) para monitorar e corrigir quaisquer distúrbios locais na comunicação entre os sistemas do corpo.

Normalmente, as mitocôndrias (responsáveis por fornecer energia para as células) alimentam os músculos, e isso também se aplica aos cardiomiócitos. No entanto, eles têm até 10 vezes a densidade das mitocôndrias, disparando sua produção de energia. Isso ajuda a explicar por que o coração não se cansa tão facilmente.

"A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela. “Mas, para alguém que tem ansiedade, é difícil deixar esse local de hiper-excitação. Então o corpo dele está lutando contra esse ritmo circadiano. ”

Sintomas de algo errado com o seu coração

  1. Dores no peito;
  2. Batidas Cardíacas Irregulares;
  3. Cianose e frio nas mãos pés;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas e desmaios;
  6. Inchaços nas pernas.

Sentimentos como, raiva, tristeza e ansiedade, podem causar batimentos erráticos, podendo acelerar ou diminuir o ritmo dos batimentos cardíacos, também conhecido como arritmia emocional.

A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos. Entre as doenças cardiovasculares que podem estar por trás da fadiga, podemos citar: arritmias, doenças valvares e insuficiência cardíaca.